No próximo dia 23 de julho será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, o “Encontro Estadual pela Revogação da Lei das OSs”, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Santa Catarina (Sintespe). Está prevista a presença de diversas organizações sindicais e populares, partidos e parlamentares de todo o País.
Preocupada com a ampliação das organizações sociais na saúde, a Delegacia Regional do Simesp Ribeirão Preto realizará em sua sede (Rua Quintino Bocaiúva, 1067) uma reunião preparatória ao encontro nesta quarta-feira, 20 de julho, às 19h, quando também será discutida a criação de um Comitê Regional de luta contra as OSs na região, pela recomposição dos serviços e abertura de concursos públicos.
Em Ribeirão Preto e em muitas outras cidades, destacando a capital, são vários os hospitais e Unidades Básicas de Saúde entregues a esse modelo de gestão - um processo aberto de privatização da saúde pública. Para o sindicato, as OSs são instrumentos de desmonte do Estado, precarizam as relações de trabalho, diminuem a qualidade dos serviços públicos e enfraquecem a atuação popular, além de permitir compras sem licitações e facilitação da corrupção.