CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS REALIZA AÇÕES PARA DIVULGAÇÃO DE OUTUBRO ROSA
08/10/2013
O Sergs se une ao movimento mundial Outubro Rosa e alerta, por meio de seus canais de comunicação, sobre o problema, tratamento e, principalmente, prevenção do câncer de mama.
Para marcar o mês, o site do sindicato ganhou um selo alusivo à ação. Até o dia 31, serão postadas imagens e dicas sobre como se prevenir nas redes sociais do Sergs (Facebook e Twitter).
Além disso, a equipe interna está usando fitas cor-de-rosa na lapela da roupa, também disponibilizadas aos diretores, bem como à categoria, predominantemente feminina, que visita a sede. Uma fita maior enfeita a porta do sindicato em sinal de alerta.
Afinal, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. A mobilização busca lembrar a população da importância do diagnóstico precoce. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.
Alguns dados sobre a doença
- O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com o maior número de casos de câncer de mama, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
- O levantamento projeta 81 casos para cada 100 mil mulheres gaúchas no decorrer de 2012.
- A doença é duas vezes e meia mais frequente na Capital gaúcha do que na média nacional (de 52 novos casos da doença a cada 100 mil brasileiras).
- O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos - em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS).
- Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhão em 2010.
- No total, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
- O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil.
Não faça parte desses números. Previna-se!
Conteúdo Relacionado