CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DO SUS
08/10/2013
Firmado no mandamento constitucional da saúde: direito de todos e dever do Estado, o Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou a esperança e garantia à saúde de milhões de brasileiros. Contemplando todos os níveis de atendimento desde atenção básica, o programa é financiado pela União, estados e municípios.
O SUS nasceu junto com a Constituição 1988. Neste mês de outubro de 2013 o Sistema comemora seus 25 anos de existência sendo o programa de mais de 200 milhões de brasileiros. É considerado o maior sistema público de saúde do mundo sendo responsável por mais de 90% dos transplantes realizados no país.
A comemoração ocorre em todo Brasil e em Goiânia foi promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, do qual o Sindsaúde faz parte. O evento foi realizado neste sábado, dia 5, no Parque Vaca Brava. A programação será diversificada a fim de promover a cultura e o debate sobre o SUS.
A presidenta do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso, enfatiza a importância desse sistema único no mundo. “O SUS nos assegura de forma integral todo e qualquer serviço de saúde. Os trabalhadore têm o compromisso de atender com qualidade toda a população, por isso nós, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, parabenizamos o SUS pelos seus 25 de existência. Esse é o melhor sistema universal de saúde do mundo. Por isso, felicitamos a todos nós que defendemos e compreendemos sua importância na vanguarda desse movimento. Por isso, o SUS é um patrimônio do povo brasileiro” ressalta.
História - O modelo idealizado ainda nos anos 70 e posto em prática junto com a Constituição Federal de 1988 para atender toda a população sem qualquer tipo de discriminação foi uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. O Sindsaúde faz parte desta história desde a reforma sanitária elegendo no seguimento dos trabalhadores o primeiro presidente para o Conselho Municipal de Saúde. O Deputado Estadual Mauro Rubem, na época presidente do Sindsaúde, foi eleito presidente do Conselho.
O vice-presidente do Sindsaúde, Fábio Basílio, ressalta as conquistas ao longo destas duas décadas. “Hoje temos muito a comemorar, pois conseguimos grandes avanços com o SUS, tais como o aumento da expectativa de vida, redução da mortalidade infantil, campanhas de vacinação, a realização de transplantes de órgãos e o incremento da atenção básica à saúde”, destaca.
De acordo com representante do Sindsaúde no Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Marcelo Rodrigues Silveira, a militância do Sindicato na construção do SUS foi e continua sendo fundamental. Segundo ele, o trabalhador é o principal defensor do Sistema Único com base no usuário. “O Sindsaúde, por intermédio do trabalhador, defende o interesse dos usuários do SUS porque sem ele não há razão de ser do profissional da saúde”, argumenta.
Princípios - O SUS garante cincos princípios básicos, sendo eles: a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação social. Marcelo enfatiza que nesses 25 anos de existência, a distribuição de diversos tipos de medicamentos e as campanhas de vacinação – exemplo para o mundo todo – também são conquistas que merecem destaque.
Outro consenso entre os representantes do Sindicato são os desafios que o SUS tem pela frente. A privatização e a terceirização do acesso à saúde implantada pelos governantes têm sido uma ameaça aos princípios básicos como universalidade e equidade.
Para que o Sistema Único de Saúde continue cumprindo o seu papel consolidado na atenção ao brasileiro tornando ainda mais eficientes os serviços prestados, o Sindicato lembra que o cidadão deve ter consciência da importância desse sistema já que ele é o maior beneficiado. O usuário deve se mobilizar pela garantia desses princípios.
Conteúdo Relacionado