CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV PB: OUTUBRO ROSA SERÁ MARCADO POR CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
03/10/2013
O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
Em João Pessoa, a campanha "Outubro Rosa" foi aberta oficialmente nesta terça-feira (1º) na Estação Ciência com a palestra da mastologista Eulina Helena e da dentista, Marie Antoniete, portadora de câncer de mama bilateral há 10 anos.
O "Outubro Rosa" é um movimento mundial, nascido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença.
O movimento "Outubro Rosa" caracteriza-se por imprimir a cor rosa - cor que marca a luta contra o câncer de mama - aos ambientes de acesso público. Tradicionalmente o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas, bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e outras ações mais que a criatividade possa alimentar.
Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; entre inúmeros outros prédios e monumentos. Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado pelas pessoas durante todo mês.
Em 2008, o Brasil aderiu à campanha e, com realização da FEMAMA, foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Pinacoteca, em São Paulo, a Ópera de Arame, no Paraná, o memorial Jucelino Kubchek, em Brasília, e o Palácio Piratini e a torre da Usina do Gasômetro no Rio Grande do Sul.
A razão de mobilizar para o Outubro Rosa está relacionada aos números da doença.
Embora o câncer de mama seja uma doença curável se detectada em seus estágios iniciais, entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama no Brasil experimentou um aumento de 69% (de 5,77/ 100.000 em 1979, para 9,75/100.000 em 1999).
Conteúdo Relacionado