CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES DA RADIOLOGIA MANIFESTAM REVOLTA POR EXCESSO DE JORNADA DE TRABALHO
17/09/2013
O projeto de Lei 143/13, de autoria do deputado Hermínio Coelho, pede a redução da jornada de trabalho de 40 horas para 24 horas semanais, conforme determina a Lei Federal. A matéria não entrou em pauta conforme se previa.
O relator do projeto, Kaká Mendonça, pediu vista do projeto por entender que o assunto requer que ele ouça o argumento das partes envolvidas: PGE, Conselho Regional de Radiologia e Sindsaúde. Será realizada nova reunião na próxima semana para tratar novamente do projeto de Lei. Dependendo do entendimento jurídico, o relator se comprometeu em levar a pauta para votação no plenário.
"A Lei Federal não está sendo cumprida. Por que só Rondônia tem 40 horas e não 24 horas como deve ser?". Foi questionando a jornada dos trabalhadores em radiologia de todo o Estado, pelos servidores da área na sessão plenária na Assembleia Legislativa de Rondônia, na terça-feira, 10.
De acordo com o presidente Caio Marin, uma Lei estadual prevê que esses profissionais cumpram 40 horas semanais, contrapondo-se à uma lei federal que prevê 24 horas semanais.
Uma comitiva de representantes da categoria que trabalha com diagnóstico de imagem (Raio X), reclamam que estão cumprindo jornada estressante de trabalho.
O técnico em radiologia Antônio Vitor agradeceu em nome de todos os servidores. "Obrigado pelo empenho do Sindsaúde em defender a categoria com a logística e juridicamente”, externou o profissional.
Segundo o presidente, o técnico de radiologia é uma profissão que traz muitos malefícios se ficar exposto por muito tempo à radiação. "Além disso, muitas vezes os profissionais trabalham sem os equipamentos necessários, mas não deixam de cumprir o seu papel, que é de fundamental importância para a população”, disse Marin.
Por Isac Pinheiro
Conteúdo Relacionado