CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RO DENUNCIA QUE TÉCNICOS DE RADIOLOGIA CONTINUAM COM JORNADA INCOMPATÍVEL
09/09/2013
Os técnicos em Radiologia de todos os hospitais do Estado de Roraima continuam cumprindo jornada de trabalho incompatível com a função. A constatação foi feita esta semana pelo presidente do Sindsaúde, Caio Marin, durante visita ao Hospital de Base de Porto Velho.
De acordo com o presidente Caio Marin, uma Lei estadual prevê que esses profissionais cumpram 40 horas semanais, contrapondo-se a lei federal que prevê 24 horas semanais. Hoje a Lei estadual prevê que os profissionais da radiologia tirem 12 plantões mensais.
No Hospital de Base, o presidente Caio Marin se reuniu com o diretor-geral da unidade, Nilson Paniágua e com o chefe do setor de Raio-X, José França para debater o assunto. Segundo Caio, um Projeto de Lei que deve ser votado na próxima semana vai readequar os horários desses servidores à Lei Federal.
Caio Marin também aproveitou a visita para conversar com os técnicos em radiologia para se inteirar sobre as condições de trabalho. Segundo o sindicalista, no mês passado, a Justiça Federal rondoniense determinou, no julgamento de uma Ação Civil Pública que o Governo de Rondônia promova a readequação da carga horária de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas contratados sob regime celetista, sem prejuízo remuneratório.
A decisão foi proferida no dia 31 de julho de 2013 e o poder Executivo teria cinco dias úteis para cumprir a sentença, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). “Estamos exigindo apenas que se cumpra não só a Lei, como também a decisão da Justiça. Radiologia é uma das profissões mais insalubres da Saúde e não podemos expor esses profissionais a uma jornada de trabalho demasiada”, finalizou.
Conteúdo Relacionado