CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > HOMENAGENS E REAFIRMAÇÃO DE LUTAS DA CATEGORIA MARCAM POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SERGS
02/09/2013
A transmissão de cargos para a gestão “Garra, Atitude e União!”, que irá conduzir as ações do sindicato entre 2013 e 2016, ocorreu em 23 de agosto, no Clube do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre, e contou com a presença de centenas de convidados, entre enfermeiros (as), diretores, ex-diretores, representantes de entidades sindicais e assessorias do Sergs.
O momento também foi de homenagear de forma marcante a enfermeira Nelci Dias, que repassou o cargo de presidenta à enfermeira Cláudia Santos após 18 anos integrando diversas gestões em diferentes cargos, sempre de forma intensa, sendo por três mandatos dirigente da entidade.
O reconhecimento à dedicação de Nelci ocorreu por meio de falas dos presentes, entrega de um fotolivro que resgatou, por meio de imagens, sua trajetória pessoal e como militante e a reprodução de um vídeo com depoimentos de colegas e amigos, todos exaltando a liderança e exemplo de luta da sindicalista.
“Encerramos a gestão “Enfermagem: Mais Atitude Para Unir e Avançar” em uma semana vitoriosa para a Enfermagem brasileira, para os usuários dos serviços de saúde e para o conjunto das profissões ligadas ao setor, inclusive para a categoria médica, por conta da manutenção dos vetos presidenciais ao Ato Médico. Também porque encerramos com luta. Fizemos a greve em Teutônia e, pela primeira vez, as três entidades sindicais da área da saúde, com exceção do sindicato médico, estiveram na Assembleia Legislativa denunciando as condições de trabalho e buscando um melhor desfecho para a campanha salarial de forma ousada.”
Nelci citou ainda a organização e realização do Seminário Estadual O Trabalho da Enfermagem: Desafios e Perspectivas, ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto e que reuniu 250 pessoas, entre profissionais e estudantes, e a vitória judicial movida pelo sindicato contra a Hospital Fêmina, que resultou no pagamento de integrações do adicional de insalubridade/periculosidade e adicional por tempo de serviço em horas extras, adicional noturno e descansos semanais remunerados a enfermeiros e enfermeiras da instituição, que eram pagos de forma incorreta até junho de 2008, sendo aplaudida pelos presentes.
Enumerou ainda a histórica realização da primeira convenção coletiva com sindicatos patronais filantrópicos do interior e protagonismos como a realização de eleições transparentes e democráticas no Coren/RS, após ser acionado o Ministério Público Federal (MPF), entre outros inúmeros feitos.
“Foram 18 anos de muita alegria, chegam a ser poucos se comparados ao que ganhei como pessoa e enfermeira. Muito obrigada pela oportunidade que o Sergs que proporcionou”, finalizou.
Cláudia Santos usa metáfora das sementes para falar da continuidade de ações
A presidenta empossada Claudia Santos tomou a palavra bastante emocionada, dizendo: “Essa mulher plantou sementes em muitas pessoas em todos esses anos, que regou todos os dias e fez florescer. Quero ser fruto dessa mesma árvore, de onde caiam sementes que possa colocar em cada um dos colegas e das pessoas que convivo”.
Claudia destacou que a luta do Sergs não é só focada no sindicalismo, mas na busca por um modelo social de inclusão, por uma sociedade melhor, onde todos possam ser tratados com dignidade.
“Daremos continuidade a uma construção coletiva. Continuaremos trilhando na busca por um caminho melhor, onde não haja opressão dos trabalhadores, violência contra a mulher, bandeira que o sindicato carrega há muitos anos por sermos uma categoria formada em sua maioria por mulheres, entre tantas outras frentes”, discursou.
A nova presidenta agradeceu à cada membro da nova diretoria que, segundo ela, apostou em um projeto político e se colocou á disposição para, de forma voluntária, se envolver nas lutas e conselhos de saúde, beneficiando sempre os interesses dos 20 mil enfermeiros e enfermeiras gaúchos.
Cláudia Santos é enfermeira e atuou no Hospital Padre Jeremias, de Cachoeirinha, de 2005 a 2007, até tomar posse no Hospital Centenário, de São Leopoldo. Foi diretora de Comunicação do Sergs na gestão 2010/2013. É diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT).
Confira abaixo a nova nominata.
Gestão do Sergs 2013/2016 “Garra, Atitude e União!”
Presidenta
Cláudia da Silva dos Santos (HC/São Leopoldo)
Vice- Presidente
Daniel Menezes de Souza (HNSC)
Secretaria Geral
Denize Gabriela Teixeira da Cruz (HBSC/Farroupilha)
Maurelize da Silva (SESRS/ALRS)
Tesouraria
Elaine Goulart Crivella (HPB)
Luciane Bica Campelo Cimador (HCPA)
Diretoria de Comunicação
Clandio Eliezer Vargas Nicola (HNSC)
Diretoria de Cultura e Lazer
Greicemar Clara do Nascimento (HNSC)
Diretoria de Patrimônio
Adriane Lima (HMV)
Diretoria de Relações com Movimentos Sociais
Monica Ellwanger Leyser (ESF/ICFUC)
Diretoria de Saúde do Trabalhador
Patricia Ferreira De Llano (HCPA)
Diretoria da Interiorização
Rosene Ines de Bastiani (HBSC/Farroupilha)
Marcia da Silva Galarça (SMS Erechim)
Diretoria de Formação Política e Pesquisa
Odete Messa Torres (Unipampa/Uruguaiana)
Diretoria de Assuntos Jurídicos
Cristina Irene Kienzle (HNSC)
Altamir Felix (Aposentado)
Diretoria Assuntos de Gênero, Raça e Diversidade Sexual
Carla Fabiane Marques (SMS POA)
Rosangela Marques Machado (HUSM/Santa Maria)
Conselho Fiscal
Angelina Vargas (HNSC)
Adriana Zilli Giovanella (HBSC/Farroupilha)
Vera Lúcia Martini Garcia (HSL/PUC)
Fernanda Rocha Quadros (HSL/PUC)
Sandra Stawinski (HNSC)
Sergio Arthur Fernandes da Silva (SES/4ªCRS)
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)
Conteúdo Relacionado