CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTSPREV-MA INICIA PROCESSO DE ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA
27/08/2013
O SINTSPREV-MA realizou, no último dia 20 de agosto, em São Luís, Assembleia Geral dos Previdenciários para eleger a Comissão que conduzirá o processo eleitoral para escolha da nova diretoria do Sindicato, gestão 2013/2016.
Duas chapas, formadas por três membros, foram apresentadas ao plenário, que decidiu - pela maioria dos votos dos presentes - eleger a chapa formada pelas companheiras Maria Francisca Lopes, Eliete Matos Ribeiro e Íris dos Santos Januário.
Dessa forma, inicia-se formalmente o processo eleitoral do SINTSPREV-MA. Agora, a Comissão eleita publicará o Edital de Convocação das Eleições Sindicais 2013, estabelecendo a data das eleições e os prazos de inscrição das chapas, dentre outras coisas imprescindíveis para realização de um pleito organizado, transparente e participativo.
Segundo o Regimento Interno da entidade, a Comissão é formada pelos três membros eleitos democraticamente por Assembleia Geral, mais um representante da CUT, central a qual o SINTSPREV é filiado. Depois, cada chapa inscrita pode indicar um representante para acompanhamento e fiscalização dos trabalhos da Comissão, dando mais transparência ainda ao processo.
OUTROS PONTOS
Na mesma assembleia, a categoria discutiu a mobilização do dia 30 de agosto, proposta pelas centrais sindicais em atuação conjunta. E ficou definido que o Sindicato realizaria reuniões nos locais de trabalho, divulgando dia de mobilização e decidindo, com a categoria, de que forma os previdenciários iriam se engajar nesse dia de luta. A proposta inicial do Sindicato é que a categoria faça uma paralisação simbólica neste dia, mas a forma está sendo discutida nos locais de trabalho, nas reuniões que iniciaram na semana passada.
O último ponto foi a solicitação de apoio do pessoal da Rede SARAH, que está necessitando da mediação dos sindicatos estaduais do ramo da seguridade em todos os estados onde há hospital Sarah para conduzir o processo de aprovação da proposta de Acordo Coletivo da categoria. Esta é uma exigência do Ministério Público e, como os companheiros do SARAH não possuem Sindicato, estão dependendo da solidariedade dos sindicatos que já existem nesse ramo.
Após um debate em torno de como seria esse apoio, a Assembleia decidiu por ampla maioria autorizar o SINTSPREV-MA a prestar apoio solidário aos trabalhadores do SARAH, convocando uma assembleia específica desses companheiros para aprovação da proposta de Acordo Coletivo discutida no Ministério Público do Trabalho. O apoio não implicará em sindicalização ou qualquer vínculo formal neste momento com o pessoal do hospital SARAH.
Membros da Comissão Eleitoral do SINTSPREV-MA
1. Maria Francisca Lopes - Aposentada
2. Eliete Socorro Matos Ribeiro – Ministério da Saúde
3. Íris dos Santos Martins Januário – Ministério da Saúde
4. Representante da CUT (a ser indicado formalmente pela Central)
Conteúdo Relacionado