CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ENCONTRO DA CNTSS/CUT TRAÇA ESTRATÉGIAS DE DEFESA PARA QUESTÕES JURÍDICAS DOS SERVIDORES FEDERAIS
20/08/2013
Nos dias 15 e 16/08, em João Pessoa-PB, foi realizada o Encontro da CNTSS/CUT com as assessorias jurídicas de sindicatos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Goiás, Maranhão, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo e do Distrito Federal.
O objetivo principal foi trocar experiências e traçar estratégias comuns de defesa para questões jurídicas dos servidores federais. “A idéia é fazer uma articulação em que a assessoria da CNTSS/CUT e os sindicatos trabalhem em conjunto, não isoladamente”, disse a secretária de Comunicação da Confederação, Terezinha Aguiar.
Após uma exposição das dificuldades enfrentadas por cada sindicato, os assessores jurídicos se reuniram em separado para discutir as demandas e traçar estratégias conjuntas.
Enquanto os advogados debatiam os assuntos específicos, os representantes do sindicato permaneceram no auditório do Sinttel-PB com a categoria, onde fizeram uma análise da atual conjuntura e discutiram as ações políticas e jurídicas que o Sindsprev-PB vem encaminhando na área jurídica.
Foram colocadas pelos estados como demandas relevantes planos econômicos retirados dos contracheques, equiparação das gratificações entre ativos e aposentados, processos que tramitam há anos na justiça, DPNI, Geap e Mandato de Injunção (880). Questões como organizações sociais, acumulação lícita, aposentadorias, turno estendido, duplo vínculo, GDM dos médicos também foram debatidas.
A secretária de Comunicação da CNTSS/CUT aproveitou a oportunidade para informar que está saindo uma publicação construída pelas entidades no GT com a revisão da resolução 264, que trata da adesão do Turno Estendido. Também falou sobre o andamento do acordo coletivo assinado em 2012 (Clausula 9ª) que trata da reposição salarial para quem fez greve em 2009. Segundo ela, encontra-se tramitando no INSS.
A decisão de realizar o evento na Paraíba, organizado pelo Sindsprev-PB, ocorreu na Plenária Nacional do setor Federal da CNTSS/CUT, em Salvador, em julho passado.
Conteúdo Relacionado