CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS DESTACA DEMANDAS DA ENFERMAGEM NO DIA NACIONAL DE LUTAS
15/07/2013
O Sergs conseguiu aglutinar o Dia de Lutas da Enfermagem com o Dia de Lutas dos Trabalhadores da Saúde – este chamado por todos os sindicatos da saúde – e o Dia Nacional de Lutas – organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reuniu milhares de trabalhadores de diversas categorias profissionais. Os movimentos ocorreram no dia 11 de julho, em plena Campanha Salarial, onde tanto o Sindihospa como o Sindiberf negam a possibilidade de qualquer aumento real.
As ações mostraram a força das entidades que representam os trabalhadores e trabalhadoras. O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul foi ás ruas dar voz e dialogar com a categoria, que soma cerca de 20 mil profissionais somente no Estado, além de pedir foco 30 horas e campanha salarial, 10% do PIB para Saúde.
O Sergs organizou o Dia de Lutas da Enfermagem juntamente com a Aben, Aserghc, e Aehcpa. Às 14h, ocorreu um ato político em frente ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, reunindo profissionais e diretores de diversos sindicatos de saúde. Após, o grupo saiu em caminhada até o Largo Glênio Peres, onde, às 16h, ocorreu um grande encontro que reuniu o fórum das entidades sindicais e organizações.
Nas falas, cartazes e palavras de ordem foram destaque a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, debates em curso nas negociações coletivas e 10% do PIB para a saúde.
O grupo comemorou o a publicação nesta quinta-feira do veto parcial pela presidenta da República, Dilma Rousseff, do Projeto de Lei n. 268, de 2002, que dispõe sobre o exercício da Medicina, o chamado Ato Médico, justificando que o mesmo “contrariava o interesse público e impedia a continuidade de inúmeros programas do Sistema Único de Saúde”.
A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros
Conteúdo Relacionado