Aconteceu em Brasília, na última terça 2/07, às 14h30, a Audiência Pública convocada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados para tratar da intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Fundação de Seguridade Social (GEAP) e discutir a transparência e crise instalada, denunciada pelas entidades representativas dos servidores públicos federais.
A audiência pública, que aconteceu no Plenário 08 da Câmara dos Deputados, contou com a presença de diversos representantes de entidades e do SINDIPREV/SE através do Secretário de Finanças, Wagner Queiróz, e Marilente Torres, consultora jurídica, além dos Deputados Federais Roberto Santiago, Gorete Pereira, Raimundo Arruda, Erika Kokai, Antonio Brito, Jair Silvestre e diversas outras representações, no intuito de discutir e cobrar providências de reformas gerenciais da GEAP, que se afunda em uma crise financeira gerada pelos sucessivos equívocos administrativos da seguradora.
A audiência também discutiu a intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Fundação de Seguridade Social (Geap), operadora do plano de saúde de 630 mil servidores federais. A intervenção foi decretada em março e, segundo a ANS, deverá durar seis meses. A decisão foi tomada porque a sinistralidade das despesas com assistência à saúde sobre receitas das da Geap estava acima da média para instituições similares. A fundação terá que apresentar um plano para resolver o desequilíbrio financeiro.
O representante do SINDIPREV/SE, Wagner Queiróz, apresentou toda a demanda sergipana referente ao péssimo atendimento nos hospitais, clínicas e profissionais autônomos que preferem se descredenciar a ter que se submeter à péssima relação administrativa com a GEAP.
O debate travado pelos parlamentares e representantes da GEAP, deixou clara a falta de transparência nas contas da seguradora, altos salários e a necessidade de uma intervenção mais profunda. Após o esgotamento das discussões, a Deputada Federal Gorete Pereira iniciou o processo de recolhimento de assinaturas dos parlamentares para instaurar a CPI DA GEAP.
O SINDIPREV/SE continuará acompanhando e denunciando toda a problemática da GEAP.
SINDIPREV/SE