CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTFESP-GO/TO PARTICIPA DA INSTALAÇÃO DA MESA LOCAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE NO NEMS-GO
05/07/2013
Nesta quinta-feira, 4 de julho, uma nova conquista foi garantida em prol da democratização das relações de trabalho e da valorização dos trabalhadores: a instalação da Mesa Local de Negociação Permanente do Ministério da Saúde no Núcleo Estadual de Goiás (NEMS-GO). O evento, que foi realizado no auditório do NEMS-GO, contou com a participação de representantes das bancadas governamental e sindical, integrantes da Mesa e servidores do órgão.
Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP-GO/TO) esteve representado pelo seu diretor de Administração e Finanças, Luiz Carlos Campos, que participará diretamente dos estudos e discussões levantadas pela Mesa, e pelas diretoras de Formação Sindical e de Imprensa e Divulgação, Maria Cleusa Silva e Eva de Jesus Nunes, respectivamente.
Em sua fala, Luiz reforçou as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos servidores do Hospital Materno Infantil (HMI) em relação à exigência de mudança de lotação e de cumprimento da jornada de trabalho de 40 horas semanais e salientou os prejuízos da falta de interlocução para resolução do caso. O diretor acrescentou, ainda, que a Mesa é uma luta antiga da categoria e que o trabalho desenvolvido por ela não contemplará apenas os servidores do NEMS-GO, mas também todos os outros cedidos aos estados.
Para a chefe do Serviço de Gestão de Pessoas do NEMS-GO, Marli Sorel, a criação do espaço permanente vai contribuir para que as soluções sejam pensadas em conjunto, por isso, a participação dos servidores e das entidades é tão importante, segundo ela. Na visão de Rosália dos Santos, gerente do DATASUS em Goiás, o papel principal da Mesa é o aprendizado. “Os sindicatos têm muito para nos ajudar por que estão por dentro das necessidades dos servidores. Esse é o momento de esclarecimento, não de disputa”, reiterou.
Também estiveram presentes na ocasião a chefe do departamento de Auditoria da Secretaria de Saúde de Goiás, Tereza Beiler; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal de Goiás (SINTSEP-GO), Vicente Gonçalves; o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), Gilberto Gomes; dentre outros.
A Mesa
De acordo com o Termo de Compromisso nº 01/2012, as Mesas serão instaladas nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O do NEMS-GO foi a segunda do cronograma. Segundo o documento, três representantes das entidades locais participarão das reuniões, que deverão acontecer a cada dois meses. Para a Coordenadora Geral de Gestão de Pessoas do MS, Sara Martins, também presente no evento, o respeito tem que ser a base da relação. “Não vamos convergir sempre, mas com diálogo e respeito conseguiremos alcançar nossos objetivos”, ressaltou.
A proposta da Mesa é instituir espaços de discussão para dar encaminhamento a assuntos de interesse do serviço e dos servidores e pactuar uma formulação de políticas e soluções para os conflitos decorrentes das relações de trabalho. Além disso, a instalação das Mesas Locais visa à construção de um processo de valorização e dignificação do trabalho na saúde, por meio da participação dos trabalhadores e organizações sindicais.
Fonte: Ascom SINTFESP-GO/TO
Conteúdo Relacionado