CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORES DA ENFERMAGEM REALIZAM MANIFESTAÇÃO NA ASSEMBLEIA DO ESPÍRITO SANTO
04/07/2013
Na Assembleia, o Sindicato dos Enfermeiros (SINDIENFERMEIROS) e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (SITAEN) no Espírito Santo protocolaram a Carta aos Deputados pela Valorização dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado do Espírito Santo. O documento foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, nas comissões de saúde, de direitos humanos e aos 29 deputados.
Os trabalhadores enfermeiros querem chamar atenção da sociedade e autoridades públicas sobre a situação da enfermagem, que se traduz em jornada exaustiva de trabalho, baixa remuneração e condições degradantes das condições de trabalho.
A enfermagem é uma das poucas profissões da saúde que não tem jornada regulamentada em lei, o que facilita a prática de jornadas abusivas por parte dos empregadores. As condições degradantes de trabalho ocorre tanto nos serviços públicos, quanto nos serviços privados de saúde. Situação que ocasiona um ciclo vicioso e pode colocar em risco a vida dos pacientes.
Os baixos salários na saúde levam ao duplo e triplo vínculos, favorecem ao esgotamento físico e mental que podem resultar em imperícia, imprudência e iatrogênias aos usuários do sistema de saúde.
Ante a nova ordem política que começa a funcionar no Brasil, despertados pelo ruído que vem das ruas, o Sindicato dos Enfermeiros e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares da Enfermagem também cobram das autoridades atitudes frente às demandas apresentadas. E irão esperar o tempo de praxe. Caso não seja apresentada resposta, os trabalhadores retornarão ao legislativo estadual com novas manifestações.
Conteúdo Relacionado