Já se arrasta por vários meses as negociações que tem como objeto recompor as tabelas das Carreiras do PST - Previdência, Saúde e Trabalho e o PGPE - Plano Geral do Poder Executivo.
De acordo com Duvanier- Secretário Nacional de Recursos Humanos a data limite é 31 de agosto para garantir na LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias verbas para ajustes na remuneração do funcionalismo para o ano de 2012 a ser enviado para o Congresso Nacional.
Em reuniões ocorridas nestes últimos dias o representante do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva do SRH/MPOG, vem afirmando que não há tempo político, bem como o orçamento é inalterável para uma negociação de longo prazo e sugere que as Entidades Sindicais chegam a um acordo, pois; caso contrário; nada será encaminhado se não tiver acordo com os representantes dos servidores ao Congresso Nacional.
A CNTSS, através da vice-presidente Terezinha de Jesus Aguiar, vêm reafirmando que a proposta tem que contemplar os servidores ativos, aposentados e pensionistas e concluiu: “Para a CNTSS o Governo deve apresentar uma proposta que dialogue com a categoria do PST e essa proposta tem que valorizar o Vencimento Básico”.
Ontem ( 16) Duvanier, em reunião com a Cntss e Condsef , informou que as simulações feitas pelos técnicos da SRH contempla um incremento na Gratificação de Desempenho e se comprometeu a encaminhar até nessa quinta-feira a proposta por escrito. A Cntss mais uma vez ponderou com o Secretario no sentido que esse incremento seja feito no Vencimento Básico.
A CNTSS está convocando uma reunião com o Setorial dos Federais da CNTSS/CUT no dia 22de agosto em Brasília, pela manhã, e conclama a necessidade e importância dos Sindicatos Estaduais, da sua base sindical, discutirem na categoria essa proposta até sexta-feira (19) e aprovarem a posição do seu estado. Destaca ainda que fundamental ficarem atentos e preparados para o debate. É a maioria que vai votar e decidir os rumos e a continuidade das negociações, se aceitam ou não a proposta do Governo.