Ocorreu na manhã da quarta-feira (11/06), no Solar dos Câmara, da Assembleia Legislativa, nova reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Jornada de 30 Horas para a Enfermagem. Foram debatidos aspectos relativos aos movimentos da regulamentação da jornada de trabalho.
O Sergs deflagrou que está sendo articulado um acordo para a aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000. Em uma estratégia reprovável, o governo tem dito que só aceita a inclusão do PL na pauta caso a categoria aceite um escalonamento na implantação das 30 horas, fazendo com que o objetivo final seja atingido em 15 anos. Além disso, exige que fiquem de fora da jornada os profissionais ligados à Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“O Sergs, que repudia essa conduta, cobrou o posicionamento da Frente por meio de uma nota pública de repúdio”, destaca a diretora de Comunicação do Sindicato dos Enfermeiros, Cláudia Santos.
Ao final do encontro, foram feitos os seguintes encaminhamentos: organização de uma comissão permanente das entidades representativas, que estariam constantemente pressionando em Brasília e atuariam sob regime de revezamento, realização de uma reunião com os deputados federais no Estado e em Brasília, cobrança de posicionamento formal dos Legislativos gaúchos, visitas aos escritórios regionais dos deputados federais gaúchos localizados no interior do Estado, sensibilização do líder do governo federal e senadores para apoio à causa, marcação de audiência com o presidente da Assembleia Legislativa para tratar do tema e reunião com ministro da Saúde.
FotoA reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)