CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTRAS-TO É CONTRA A FEDERALIZAÇÃO DO HDT DE ARAGUAÍNA
07/06/2013
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) é contra a federalização do Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína.
Para o sindicato a federação é uma afronta com os servidores. Mais uma vez o Governo atual fecha serviço de saúde sem consultar categoria e pacientes. Isso é um desrespeito tanto com os servidores quanto com a população.
“Não podemos aceitar que os direitos dos servidores sejam retirados ou diminuídos em razão de ato da gestão estadual da saúde”, frisa o presidente do Sintras, Manoel Miranda.
Esclarecimentos
No dia 13 de maio último o Sintras protocolou um ofício na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) solicitando ao Governo esclarecimentos como será feito essa federalização, bem como ficará a situação dos servidores que laboram naquela unidade de saúde.
No ofício o sindicato demonstrou sua preocupação de que a situação dos hospitais que a União administra não está melhor que a administração do Estado. E também solicitou informação como ficará o pagamento dos direitos aos servidores do Estado, pois a nossa legislação não permite pagar adicional noturno e insalubridade para servidores cedidos e questiona como que a Sesau vai resolver a situação.
Mas até o momento a Sesau não encaminhou nenhum documento ao Sintras explicando como será feito essa transição.
Doação
O Governo do Estado divulgou no último dia 1, a doação da Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), ambos em Araguaína, para a Universidade Federal do Tocantins.
Estes espaços servirão para atividades de alunos das áreas de saúde como Medicina, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social para ampliação de estudos e pesquisas na área da saúde.
O HDT passará a ser patrimônio federal quando a Assembleia legislativa aprovar a doação dos espaços.
Conteúdo Relacionado