Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV/BA PRESENTE NA REATIVAÇÃO DO CONSELHO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DEITABUNA

SINDPREV/BA presente na reativação do Conselho de Previdência Social deItabuna

16/05/2013

Sindicato destaca a importância que a sociedade pressione o governo para que seja repensada uma nova forma de aposentadoria sem o fator previdenciário.

Escrito por: SINDPREV/BA

 

No último dia 10, a Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Itabuna (BA), reativou o Conselho de Previdência Social. O Conselho é composto por quatro representantes do governo (Gerência-Executiva do INSS em Itabuna, Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS e Delegacia da Receita Federal) e ainda seis representantes da sociedade civil ligados a entidades de defesa dos direitos de aposentados e pensionistas, dos trabalhadores e dos empregadores.

A solenidade contou com a participação de representante da Secretaria de Políticas da Previdência Social do Ministério da Previdência, Celso Gomes Pegoraro, além de autoridades locais e representantes da sociedade civil. Estava também presente na reativação do Conselho a diretoria colegiada do SINDPREV/BA, com Edivaldo Santa Rita, diretor da Secretaria de Administração e Finanças, Helena Pirôpo e Ivete Souza, diretoras da Secretaria Regional Sul, além de representantes de base do sindicato.

O diretor Santa Rita destacou a importância do Conselho de Previdência Social, salientando que o conselho de representações das entidades civis foi à maneira encontrada de reivindicação da população de participar ativamente das decisões das estruturas do Governo. “Nós, trabalhadores, temos a obrigação de fazer valer esse instrumento. Estamos cientes das necessidades e perspectivas que o povo brasileiro tem na Previdência Social. Os conselheiros têm obrigação de sinalizar propostas para um bom desenvolvimento desse sistema estatal. Não podemos deixar que o governo faça vista grossa a uma estrutura que esta a beira de um colapso”, disse ele.

O Conselho tem como finalidade facilitar o diálogo entre a categoria e a sociedade perante a Previdência Social. É necessário que a sociedade pressione o governo por meio de uma proposta coesa para que seja repensada uma nova forma de aposentadoria sem o fator previdenciário.

As entidades que compõem o Conselho juntamente com o SINDPREV/BA irão desenvolver um trabalho que venha fortalecer a estrutura da Previdência Social, para que esta venha prestar um serviço de qualidade e que contemple todas as classes da população brasileira. Para isso, é essencial fazer funcionar todos os Conselhos no estado da Bahia e no Brasil, para buscar juntos propostas comuns para que o governo venha atender o anseio da população brasileira, fazendo valer a criação desse instrumento democrático que permite a participação da sociedade civil organizada.

 Texto: Priscila Teixeira

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]