CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTFESP-GO/TO REIVINDICA ESTRUTURAÇÃO DE UM ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO DOS SERVIDORES E REFORMA DO PRÉDIO DO NEMS-GO
10/05/2013
No dia 26 de abril, a instalação do ponto digital e a retomada das 40 horas semanais no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS-GO), bem como a falta de um espaço adequado para a alimentação dos servidores que atenderão esta carga horária, foram alguns dos assuntos expostos pela diretora de assuntos jurídicos do SINTFESP-GO/TO, Terezinha de Jesus Aguiar, em reunião realizada entre representantes do Núcleo e do Sindicato.
Na ocasião, um abaixo assinado que solicitava a instalação de um espaço para as refeições dos servidores, com 135 adesões, foi apresentado pela diretora ao chefe da Divisão de Convênios do Ministério da Saúde (DICON), Sebastião Donizetti, à coordenadora de Gestão de Pessoas do NEMS-GO, Marli Sorel e à chefe substituta do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS), Vera Lúcia Lisita.
A reivindicação já havia sido antecipada ao sindicato na última Assembleia realizada pela entidade, no dia 26 de março, onde os servidores reiteraram a luta histórica em prol da jornada de 30 horas semanais e os prejuízos do monitoramento da jornada de trabalho, que culminou na reinstalação das 8 horas e, consequentemente, em dificuldades para cumprimento da medida.
Terezinha aproveitou a ocasião para relatar as precárias condições de trabalho enfrentadas pelos servidores do NEMS-GO. “As relações de trabalho, hoje, são extremamente difíceis. As salas são muito apertadas, um elevador não funciona e nem existe espaço suficiente para os servidores permanecerem por 8 horas no ambiente. Isso precisa ser mudado. É questão de humanização e qualidade de vida”, ressaltou.
Diante disso, Donizetti informou que o Ministério da Saúde já está trabalhando na reforma geral do prédio. Segundo ele, o pedido já foi realizado e a autorização concedida, restando apenas a conclusão do projeto executivo para dar início à licitação. Como o prédio sedia vários órgãos e atualmente está em poder da União, o MS já requereu a compra do imóvel para o INSS visando acelerar o processo. Ainda assim, a expectativa é que a partir de janeiro de 2014 sua estrutura já entre em reforma.
Enquanto isso, de acordo com o chefe da DICON, os seis andares que sediam setores do Ministério da Saúde serão adequados para acomodar os servidores, inclusive no horário de suas refeições. Como encaminhado na reunião, o órgão irá apresentar uma proposta de reorganização dos espaços no próximo dia 18.
Assessoria de Comunicação SINTFESP-GO/TO
Conteúdo Relacionado