Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTSSMS E CUT-MS REALIZAM ATIVIDADES DO DIA DO TRABALHADOR

SINTSSMS e CUT-MS realizam atividades do dia do trabalhador

02/05/2013

CUT-MS realizou visitas a locais de trabalho e colheu assinaturas do pedido de CPI da SAÚDE em Mato Grosso do Sul.

Escrito por: SINTSSMS

 

A agenda da CUT e do SINTSSMS teve início na terça-feira dia 30 de abril, 19h da noite no Hotel Grand Park em Campo Grande, MS. Genilson Duarte representou a Central Única dos Trabalhadores em reunião com o novo Ministro do Trabalho, Manoel Dias com as centrais sindicais.

Na oportunidade, Genilson relembrou a marcha da classe trabalhadora que unificou as centrais sindicais no dia 06 de Março em Brasília. Desde a marcha nacional das centrais, que apresentou uma pauta de reivindicações com 11 itens, o governo federal ainda não tinha apresentado uma resposta ao movimento.

O novo presidente da CUT-MS também apresentou o “manifesto em defesa dos direitos dos trabalhadores ameaçados pela terceirização”.  O documento reforça a necessidade de proibir a terceirização nas atividades permanentes, de assegurar a responsabilidade solidária das empresas tomadoras de serviço, tanto no setor privado, quanto no público; de garantir igualdade de direitos e condições de trabalho entre efetivos próprios e trabalhadores terceirizados, assegurar proteções aos trabalhadores terceirizados. 

Em resposta, o Ministro Trabalho Manoel Dias anunciou que a presidenta Dilma Roussef vai abrir uma mesa de negociação para tratar da pauta das centrais sindicais a partir do dia 14 de Maio.

Segundo o Ministro Manoel Dias “o debate é essencial para avançarmos com a pauta em um prazo possível.” Ele afirmou que a presidenta apoia a agenda com as centrais, que a negociação e a discussão política são condições sine qua non para chegarmos a um entendimento.

1º de Maio

A CUT-MS realizou visitas a locais de trabalho e colheu assinaturas do pedido de CPI da SAÚDE em Mato Grosso do Sul. Em seu processo de reorganização, a entidade desenvolveu uma ação inovadora para esta atividade. De forma simbólica, seus dirigentes foram até alguns locais de trabalho, pedir o apoio dos trabalhadores para a Campanha da Reforma Política, a luta pela democratização do meio de comunicação, a luta contra as terceirizações e o baixo assinado que pede a criação da CPI em Defesa da Saúde Pública do MS.

A caravana da cidadania, como ficou conhecida, se concentrou pela manhã na sede da CUT e se dirigiu a locais de trabalho simbólicos, como postos de combustível, cozinha de um restaurante local, o Hospital Regional do MS, entre outros locais que não param no feriado do dia do trabalhador.

Para o diretor do SINTSSMS Sebastião Souza foi uma atividade muito interessante.  “Pudemos debater ações práticas importantes, como o abaixo assinado que pede a instalação da CPI da Saúde em Campo Grande e no estado de Mato Grosso do Sul. O mais interessante é que rapidamente o local que usamos para colher as assinaturas ficou cheio de pessoas. E os trabalhadores apoiaram a iniciativa".

Genilson Duarte também avaliou que esta ação foi muito válida e simbólica. “Conseguimos debater sobre a reforma política, sobre a democratização dos meios de comunicação, as terceirizações e a crise da saúde do estado, as pessoas ouviam, discutiam e apoiavam nossas campanhas”. CUT-MS, SINTSPREV-MS, SINTSSMS, CDDH Marçal Tupã I e SINTES-MS também participaram da delegação.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]