CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CES-GO ENVIA DELEGAÇÃO PARA PARTICIPAR DO ATO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA SAÚDE + 10
19/04/2013
O Conselho Estadual de Saúde de Goiás esteve representado por vários participantes no Ato em Defesa da Saúde Pública Saúde + 10, realizado em Brasília – DF, no dia 10 de abril de 2013.
O evento contou com a participação de diversas entidades com objetivo de reunir assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.
Essa iniciativa visa agregar as entidades organizadas e as diversas instituições, abrangendo toda a sociedade, nas cidades e no campo, e, principalmente, cada cidadão brasileiro, no esforço cívico de encaminhar à Câmara Federal o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas para a execução do citado projeto de lei de iniciativa popular, que é uma conquista popular garantida na Carta Magna brasileira.
A idéia é alcançar uma ampla mobilização nacional, de caráter suprapartidário, exigindo a definitiva priorização da saúde como bem maior de uma nação soberana, que cuida do seu povo e garante os seus direitos constitucionais.
Assim, nesta primeira mobilização foi realizada uma concentração de delegações de diversos Estados do país, na Catedral de Brasília. Após a recepção das bancadas, cerca de 1.200 representantes seguiram em caminhada até as imediações da Câmara Federal, onde realizaram outro Ato público, desta vez contando com a representação de parlamentares, de diversas legendas partidárias, que se dirigiram ao Movimento para manifestarem seu apoio.
O resultado da primeira contagem geral, oficial das assinaturas coletadas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular atingiu 1 milhão e 250 mil assinaturas. Para dar entrada ao PL são necessárias 1 milhão e 400 mil assinaturas.
Assim, ajude-nos a alcançar esta marca, faça o download da ficha modelo para coleta de assinaturas e encaminhe ao CES-GO.
Conteúdo Relacionado