CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CNTSS/CUT REAFIRMA SUA LUTA POR APROVAÇÃO DO LIMITE DE 30 HORAS DE TRABALHO SEMANAIS DURANTE MARCHA
12/04/2013
Dando continuidade à sua política de mobilização e de luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/00, que garante a jornada de até 30 horas de trabalho semanais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, a CNTTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social marcou sua presença na “Marcha por 30 horas”, realizada no último dia 09, em Brasília. Desta forma, reafirmou seu compromisso assumido junto aos trabalhadores de forma pioneira desde a década de 1990.
A Confederação esteve integrada desde o início da preparação da Marcha, que foi promovida pelo “Fórum Nacional 30 horas já”, instância criada para defender os direitos dos trabalhadores frente a esta questão, e pôde mobilizar os vários Sindicatos e Federações filiadas para ampliar a participação dos trabalhadores neste evento. A direção da CNTSS/CUT foi representada durante todo este processo por seu diretor, Ademir Portilho.
Para Portilho, a manifestação foi importante por reunir trabalhadores e lideranças com a finalidade de chamar a atenção do governo e dos parlamentares sobre este tema. “Precisamos nos mobilizar para que os parlamentares observem que este projeto não pode mais ficar parado sem ser votado. Estamos lutando pelos direitos dos trabalhadores e pela qualidade do atendimento prestado à sociedade,” afirma o diretor.
A manifestação reuniu trabalhadores dos setores público, privado e filantrópico com a finalidade de cobrar a votação e aprovação do Projeto de Lei. O tema “Mobiliza Enfermagem” deu o tom das discussões durante o evento. Desta maneira, lideranças e parlamentares favoráveis à aprovação do PL puderam manifestar seu apoio aos trabalhadores destas categorias profissionais durante o trajeto da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional.
Os trabalhadores realizaram uma parada para um breve ato em frente ao Ministério da Saúde. Uma Comissão aproveitou a oportunidade e reuniu-se com o ministro Alexandre Padilha. Os presentes solicitavam ao ministro e à presidenta da República, Dilma Rousseff, o compromisso de que este projeto possa ser votado e aprovado. A comissão solicitou nova agenda com o ministro para as próximas semanas para dar continuidade à discussão.
Uma nova manifestação foi feita em frente ao Congresso Nacional com a finalidade de sensibilizar os parlamentares sobre a luta dos trabalhadores. Além da CNTSS, a iniciativa da Marcha contou com a coordenação do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN, Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ANATEN, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem – ENEENF, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde – CNTS. Todas as entidades são formadoras do “Fórum Nacional 30 horas Já”.
Conteúdo Relacionado