CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SP: MOSTRA FOTOGRÁFICA TRAZ O COTIDIANO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS PARA A CAPITAL
11/11/2011
No mês da Consciência Negra, as comunidades remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo estão sendo homenageadas com uma mostra fotográfica instalada no andar térreo da Superintendência do Incra em São Paulo. Até o próximo dia 25, o público poderá ver imagens do cotidiano dos quilombos paulistas, seus personagens e sua história de resistência e luta pela terra.
A mostra reúne imagens registradas pelos fotógrafos Douglas Mansur e Dodora Teixeira. Mansur vem fazendo há anos a cobertura dos movimentos sociais, tanto do campo quanto da cidade. Dodora Teixeira, por sua vez, é funcionária da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e possui vasto acervo sobre as comunidades quilombolas do Estado.
A iniciativa de organizar a exposição foi de um grupo de servidores do Incra, com apoio da Associação dos Servidores do Incra em São Paulo (Assincra/SP) e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de São Paulo (Sindsef/SP). A Superintendência Regional do Incra cedeu o espaço para a exposição e também para uma mesa redonda agendada para o dia 22.
O objetivo da mesa redonda é debater a questão quilombola com os principais interessados no assunto, ou seja, os próprios quilombolas. Representantes de comunidades de três regiões do Estado foram convidados para o evento, que será realizado no auditório do Incra em São Paulo, a partir das 14 horas.
Comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o país existam mais de 3 mil comunidades remanescentes de quilombos.
O Incra é o órgão responsável pela titulação dos territórios quilombolas, um direito assegurado a essas comunidades pela Constituição Federal. Atualmente, tramitam 50 processos de reconhecimento de territórios quilombolas na Superintendência Regional do Incra em São Paulo. As comunidades estão localizadas predominantemente em três regiões do Estado: Vale do Ribeira, Litoral Norte e Sudoeste.
Serviço:
Mostra Olhares sobre os Quilombos de São Paulo
Fotos de Douglas Mansur e Dodora Teixeira
Quando: de 7 a 25 de novembro, das 9 às 15 horas
Onde: Rua Dr. Brasílio Machado, 203, bairro Santa Cecília, São Paulo (próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô)
Conteúdo Relacionado