CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AGORA É FATO REAL MINISTRO DA PREVIDÊNCIA CONFIRMA A VOLTA DAS 30 HORAS SEMANAIS PARA OS SERVIDORES DAS APS’S
28/10/2011
No dia que estava previsto o anúncio, por parte do presidente do INSS, Mauro Hauschild, do restabelecimento dos dois turnos ininterruptos, de seis horas, de funcionamento das APS - Agencias da Previdência Social (APS), Ministro da Previdência foi quem deu à boa noticia para os servidores. A Direção Geral do INSS havia firmado o compromisso de divulgar na quinta feira, dia 27 de outubro, a publicação de um parecer da Advocacia Geral da União, elaborado pelo Doutor Arnaldo Sampaio Godoi, definindo a implantação dos dois (02) turnos de seis horas nas APS’s. Contudo a direção do INSS não divulgou o resultado do estudo e havia frustrado mais uma vez os servidores.
Mas em entrevista ao programa Bom dia Ministro do Governo Federal, o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, foi o responsável pelo anuncio que os servidores, representados pela CNTSS e entidades esperavam, a volta das 30 horas semanais. No programa o ministro Garibaldi Alves, confirmou que o parecer da Advocacia Geral da União deu parecer favorável para o retorno das 30 horas. “Dentro de poucos dias nós teremos essa reivindicação atendida”, garantiu Garibaldi Alves. Segundo ele o retorno das 30 horas será para os servidores que trabalham nas APS’s.
Desde a instalação do GT do SEGURO SOCIAL instituído pela portaria 238/2011, a CNTSS e o SINTFESP buscaram realizar, junto às suas bases, um debate amplo e qualificado sobre as deficiências do modelo de gestão sobre as 40 horas e as consequências para a vida e a saúde dos servidores. O trabalho realizado pela confederação envolveu profissionais e empresas de pesquisa que enriqueceram o GT do SEGURO SOCIAL de dados estatísticos que comprovaram a necessidade da implementação da jornada de 30 horas para o INSS.
A CNTSS buscou fazer pesquisas nos locais de trabalho, seminários nos estados, estudos técnicos da viabilidade da jornada de 30 horas e, principalmente, apresentando o número de servidores que adoeceram com a jornada de 40 horas o que comprovou a necessidade de reaver a dignidade dos servidores com uma melhor qualidade de vida. No estudo apresentado pela CNTSS foi demonstrado que o INSS só é viável para todos com a jornada de 30 horas, pois nos levantamentos o servidor, o INSS e a população perderam muito com o desgaste das 40 horas.
Neste sentido, o anuncio do retorno das 30 horas, feito pelo Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, vem de encontro aos anseios da CNTSS e entidades representativas, dentre elas o SINTFESP, e principalmente dos servidores que não aguentam mais cumprir às 40 horas semanais. Após o anuncio de Garibaldi Alves as ultimas noticias já dão conta que a Direção do INSS e do Ministério da Previdência Social estará reunida na próxima segunda feira para organizar a implantação dos dois (02) turnos de seis horas. A Direção da CNTSS e os Sindicatos Estaduais da sua base informam a cada companheiro/a que estará acompanhando passo a passo esse processo e que todas as informações serão dadas em tempo real, procurando buscar a solução necessária a cada instante. Confira mais detalhes sobre vitória das 30 horas no site da CNTSS, www.cntsscut.org.br
Com esse presente a diretoria do SINTFESP parabeniza todos servidores públicos pelo seu dia, comemorado hoje, 28 de outubro.
ATENCIOSAMENTE
Diretoria Executiva e Colegiada do SINTFESP-GO/TO
Conteúdo Relacionado