A Direção Estadual do Sindacs/BA esteve presente de 12 à 15 de setembro no Centro de Convenções da Bahia. No primeiro dia do evento (12/09) os coordenadores do sindicato, Lázaro Figueiredo (Conselho Municipal de Saúde de Salvador, representando trabalhador da Saúde), Edson Morais (Conselho Estadual de Saúde do Estado da Bahia, como representante dos trabalhadores de Saúde) e Aldenilson Rangel (Suplente do Conselho Estadual de Saúde) assumiram as cadeiras destinadas aos Conselheiros Estaduais, como titular, Edson Morais e na suplência, Aldenilson Rangel.
Este momento marca mais uma vez o fortalecimento desta entidade, que demonstrou no evento o reconhecimento e prestígio que possui na Bahia. A presença da categoria na 8ª Conferência foi notória nos três dias do evento.
No segundo dia da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Estado da Bahia (13/09), a Direção estadual do Sindacs/BA participou da discussão dos Eixos temáticos, " a intenção é que as propostas relacionadas aos ACS e ACE também abordadas nas Conferências Municipais de Saúde estejam referidas na Estadual", afirmou o coordenador de comunicação Lázaro Figueiredo.
"O Controle Social desta sociedade precisa ter a participação e o compromisso daqueles que não têm voz e nem vez de lutar por um Sistema Único de Saúde (SUS) com qualidade", destacou Lázaro. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu homenagem de médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) do interior da Bahia, na oportunidade o ministro fez um pedido de desculpas pela ausência do dia anterior e realizou o pronunciamento.
Os coordenadores do sindicato conseguiram mobilizar à todos na 8ª Conferência, mais uma vez a representatividade dos ACS e ACE deu voz às lutas da categoria.