Cerca de 1.500 ACS e ACE de Salvador e de diversos municípios da Bahia compareceram ao chamado do SINDACS/BA, nos dias 16 e 17 de junho para participarem da 2ª Marcha Nacional pela aprovação e regulamentação do piso salarial da categoria. Na pauta, dentre outros itens, a discussão sobre a transmudação do regime jurídico de celetista para estatutário, bem como os itens da Campanha Salarial 2010/2011.
A caminhada saiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, com participação ativa dos trabalhadores, que cantaram o hino nacional e gritavam frases de efeito durante todo o percurso. Com a chegada do cortejo à Praça Municipal, os representantes do Sindicato foram atendidos por uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Na oportunidade, foram agendadas duas reuniões. A primeira, prevista para o dia 28 de junho, com o objetivo de traçar estratégias do processo de transmudação do regime jurídico, bem como a criação da comissão da mesa permanente de negociação e do piso salarial; e um segundo encontro, marcado para o dia 30 de junho, no intuito de discutir a pauta da campanha salarial.
BRASÍLIA - Vários estados foram mobilizados, no sentido de cobrar do governo o envio do projeto de lei que regulamenta o piso nacional da categoria. Caravanas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Góias, Distrito Federal e Rio de Janeiro se concentraram no Ministério do Planejamento, em Brasília, para participarem da reunião da comissão especial.