A manhã do dia (21) foi bastante movimentada na Câmara dos Vereadores de Recife com o ato promovido pelo Fórum dos Servidores. O principal objetivo desse ato, foi expor aos vereadores, a situação das negociações salariais de 2011, onde a gestão do Recife propôs um reajuste de 4%, sem retroativo, a partir de setembro.
Esta proposta deve estar contida em um projeto de lei, que deverá ser votada pelos vereadores, nos próximos dias. Na ocasião, cerca de 500 servidores municipais de várias categorias estiveram presentes, além da participação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias de Pernambuco (SINDACS).
Breve histórico
As negociações tiveram seu início no mês de março. Após dois meses de reuniões da Mesa Municipal de Negociação (MMN), a Prefeitura apresentou um índice de 4% de reajuste para todas as categorias, sem efeito retroativo, a partir do mês de setembro.
O Fórum dos Servidores apresentou uma pauta, entre as propostas, destaca-se o reajuste de 12,74% e o aumento do ticket alimentação de R$ 10 para R$ 14. Pedidos que não foram executados pela gestão do Recife. Desde então, alguns sindicatos realizaram paralisações de advertência, mobilizações e deflagrações de greve.
Posteriormente, seguiram algumas reuniões das mesas setoriais, onde algumas categorias trataram de pautas específicas e tiveram alguns avanços. Entretanto, no que diz respeito ao reajuste geral, a governo municipal continua sem propor mudanças, o que está deixando os servidores insatisfeitos.
Encontro com a PCR
No dia 31 de maio, a gestão do Recife apresentou o Relatório da Gestão Fiscal em audiência pública, na Câmara dos Vereadores. Na oportunidade, o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães, explicou que a gestão estaria em situação favorável, o que não justifica o pequeno reajuste, sem retroativo.
Com pagamento estendido para setembro, a proposta não atende ao índice Geral de Preços ao Consumidor (INPC), ou seja, a inflação do período que chega a mais de 7% aos municípios menores, o reajuste chegou em 12%, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes.