Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SERGS: OERÊNCIA E RESPONSABILIDADE NO POSICIONAMENTO

SERGS: oerência e responsabilidade no posicionamento

23/07/2020

SERGS na luta em defesa da enfermagem, com segurança e responsabilidade com a saúde dos profissionais e da população

Escrito por: SERGS

 

O SERGS publicou em suas redes sociais uma nota de esclarecimento na qual reafirma seu posicionamento em relação às manifestações públicas neste período de pandemia. A nota esclarece que o posicionamento de não participar de aglomerações neste momento está alinhado com a defesa do isolamento social. “É uma postura debatida em reunião colegiada de diretoria, uma decisão de consenso”, afirma a presidente do SERGS, Cláudia Franco. “Seria incoerente termos um discurso com a população e agirmos de forma diferente”, conclui.


Como diz a nota, não falta vontade de ir para rua fazer o grito de revolta por tantas coisas erradas acontecendo em nível federal, estadual e municipal e no âmbito da gestão das instituições de saúde. No entanto, neste momento, as ferramentas para o combate precisam ser outras, na instância jurídica e na negociação direta com os empregadores.


Desde que a pandemia começou, o SERGS moveu uma dezena de ações judiciais exigindo fornecimento de EPIs, afastamento dos grupos de risco para a Covid-19 e testagem dos profissionais, além da defesa do SUS e das demais bandeiras de luta da profissão. Veja alguns exemplos de ações realizadas nos últimos dois meses:


http://sergs.org.br/noticias/liminar-garante-vale-alimentacao-do-imesf/


http://sergs.org.br/noticias/desligamentos-por-aposentadoria-especial-estao-suspensos-por-120-dias-no-ghc/

http://sergs.org.br/noticias/sindicato-acompanha-surto-de-covid-19-no-hcpa/

http://sergs.org.br/noticias/sergs-faz-visita-em-unidade-do-ghc/

http://sergs.org.br/noticias/ghc-devera-afastar-trabalhadores-de-risco-e-autorizar-a-presenca-dos-sindicatos-em-suas-dependencias/

http://sergs.org.br/noticias/grupo-tera-encontros-semanais-para-garantir-a-seguranca-dos-trabalhadores-do-hcpa/


O Sindicato também reitera o tema em seu site todas as semanas e participa da campanha desenvolvida pela Feessers e CUT-RS. E vale ressaltar que o novo canal de comunicação SERGS Debate, live semanal no Facebook da entidade, tem discutido assuntos importantes para a categoria, muitos deles relacionados diretamente à pandemia e seus impactos, com excelente participação de profissionais da área e também de outros agentes da sociedade civil preocupados com a saúde da população.

 


Veja abaixo a nota de esclarecimento na íntegra:

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) vem a público reafirmar o seu compromisso em defesa da saúde da população.

Estamos enfrentando a maior crise sanitária de nossas vidas. A situação é grave, inclusive com perdas de colegas que estavam atuando no combate ao coronavirus.

São tempos difíceis para todos e o desejo de estarmos na rua para nossas vozes ecoarem, não nos falta.

Contudo não vivemos um tempo "normal" e é preciso se reinventar. Não podemos ser irresponsáveis de defendermos o isolamento social para a população e, por outro lado, promover aglomerações, justamente uma das principais causas de contágio da Covid 19.

Seguimos na luta, com novas ferramentas de combate, para garantir a segurança de todos, profissionais e usuários da saúde.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br