Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > COORDENADOR DO SINDACS BA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Coordenador do Sindacs Ba participa de seminário de saúde da população negra

23/09/2014

Seminário Nacional de Saúde da População Negra aconteceu de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre

Escrito por: Sindacs BA

 

 

O secretário de Racismo da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e coordenador geral do SINDACS BA, Robson de Gois, participa, de 18 a 20 de setembro, do Seminário Nacional de Saúde da População Negra, que aconteceu em Porto Alegre. O evento aborda principalmente a policitação Nacional da Saúde da População Negra.

 

Esses espaços de luta para essa população é de extrema importância para começarmos a quebrar certos paradigmas que ainda existem.  Prova disso é que a  discriminação racial e de gênero são eixos extremos de exclusão, aprisionando as mulheres negras nos extratos mais baixos da pirâmide social. Ainda que a população negra tenha sido a grande beneficiada pelas políticas inclusivas dos últimos anos, ela permanece como a principal vítima das desigualdades e da violência, fruto da discriminação e do racismo.

 

 

Recentemente foi constatado, conforme Maria Júlia Reis Nogueira, secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional ,escreveu que : “O salário médio da mulher negra com emprego formal, por exemplo, é menos da metade do que o salário de um homem branco. Geralmente elas se inserem no mercado de trabalho em condições precárias e de informalidade e são maioria no trabalho doméstico. As poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente necessitam se empenhar mais e abdicar de outros aspectos de suas vidas, como lazer, relacionamento, maternidade.

 

É preciso, portanto, insistirmos na denúncia tenaz do racismo, operação pela qual se subalterniza e, portanto, se cria cidadãos de segunda classe. Esta realidade, que manifesta resquícios do período de escravidão, tem sido transformada através da luta e da organização das mulheres negras  que apesar estar ainda em desvantagem, cada vez mais estão se inserindo na universidade e no mercado de trabalho, estão conquistando espaços importantes na economia, na sociedade, na política.”

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]