CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > DIREÇÃO DO SINDACS BA PERCORRE MUNICÍPIOS PARA DISCUTIR DIREITOS DA CATEGORIA
19/09/2013
Na sexta-feira (13/09), a Direção do Sindacs BA esteve reunida com os ACSs e a gerente da Unidade de Saúde de Cajazeiras IV. Sra Railmara, para discutir assuntos referentes ao Programa Bolsa Família, FGTS, reajuste salarial e eleição do Sindacs.
“Em relação ao programa Bolsa Família ficou claramente definido com a representante da unidade que os ACS só fariam o que cabe a eles, quando toda equipe cumprir seu papel sem sobrecarregar os agentes que, inclusive, sofreram ameaças de pessoas que estavam irregulares na situação cadastral e jogaram a culpa em cima dos ACS”, declarou o coordenador do Sindacs, Aldenilson Rangel.
De acordo com a gerente, uma reunião seria realizada na segunda (16/09) com toda a equipe do posto para que cada um assuma as suas responsabilidades. Também foi esclarecido pelos coordenadores que o reajuste salarial seria pago com o retroativo ainda nesse mês, de acordo com a prefeitura. Acerca do plano de saúde, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) estaria definindo outra data para da uma resposta das novas propostas.
“Também foi esclarecido como funciona a ação do FGTS, quantos lotes faltam ser pagos, e ainda que segundo o advogado, até dezembro de 2013 os processos estariam conclusos”, disse Rangel.
Sobre a esperança da categoria quanto à reeleição do Sindacs, Rangel mencionou que “a expectativa da categoria pela eleição da Sindacs se renova, já que as oposições mais uma vez não têm competência para montar uma chapa. A categoria aprova a manutenção dessa direção vitoriosa, e que no dia da eleição estará cumprindo o seu papel democrático. O Sindacs agradece aos ACSs e ACEs pela confiança depositada nessa direção”, concluiu.
Participaram desse encontro os coordenadores Aldenilson Rangel, Edson Morais,Sergio Papa e Luciano Francisco.
Reunião na U.S do Alto do Peru - No mesmo dia (13), os coordenadores do Sindacs, Aldenilson Rangel e Edson Morais, estiveram na unidade de saúde do Alto do Perú, para participar da reunião entre os ACS e a gerente Aline, e a enfermeira Laura.
“O ponto de discussão foi a total desorganização dessa unidade de saúde que é PSF, mas funciona como Atenção Básica”, argumentou o Rangel.
O coordenador explicou que agentes deveriam estar em suas unidades de saúde, tais como 18ª Centro de Saúde,FIAIS, e outros que estão sem funcionar. Os ACS foram colocados nessa unidade, que não tem condições nenhuma de atender as demandas trazidas pelos trabalhadores, inclusive, causando um transtorno para os ACS e também as famílias acompanhadas pelos mesmos.
“E se não bastasse a falta de organização o Distrito informou que os ACS teriam que assinar o ponto 4 vezes ao dia, atitude que faria com que os trabalhadores estivessem mais tempo dentro das unidade do que na comunidade”, reiterou o coordenador.
Após o diálogo com a gerente e a enfermeira ficou mantido o mesmo esquema anterior, que é assinar duas vezes na semana, por causa da distancia do local de visitas dos ACS para a unidade. Ficou definido também, que a gerente Aline estará marcando uma reunião com o Distrito e o representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Sindacs para tentar resolver essa desorganização que vem tumultuando e afetando o trabalho dos ACS.
Os ACS estarão dando sugestões e discutindo para que a unidade melhore a sua atuação com a comunidade e todos possam desempenhar os seus respectivos papeis.
Sindacs-BA
Conteúdo Relacionado