CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > NESTA QUINTA-FEIRA, 25/04, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS DE FORTALEZA FAZEM MANIFESTAÇÃO
24/04/2013
A paralisação geral deflagrada pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias de Fortaleza já dura cinco dias e sem previsão de retorno. A iniciativa é uma resposta da categoria à negociação salarial sem sucesso com a Administração Municipal de Roberto Claudio. A fim de pressionar as autoridades a atender as demandas da campanha salarial, os ACSs e AEs se concentrarão nesta quinta-feira, 25, na praça do Ferreira, a partir das 8h.
Segundo o Sinasce, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Sanitaristas no Estado do Ceará, não é interesse da categoria manter a greve. “A categoria de agentes de saúde e de endemias de Fortaleza não quer greve e muito menos quer medir forças com qualquer governo. Queremos respeito e valorização. Somos o primeiro e único sindicato de servidores públicos de Fortaleza a dizer ‘’não para a gestão Roberto Cláudio”, ressalta a entidade.
A decisão pela greve foi tomada após várias e frustradas rodadas de negociação com as entidades dos servidores públicos da capital, inclusive no gabinete do prefeito e com a Secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins. Devido ao não avanço da pauta de negociação, no dia 12 de abril a categoria optou pela greve com prazo indeterminado ou até que haja a reparação e reposição salarial que possa compor a massa salarial da categoria, além dos 5,83% oferecidos pela prefeitura até o momento.
O aumento concedido pelo governo Roberto Cláudio para a categoria de trabalhadores, na sua incidência vertical, quando aplicado sobre o atual piso destes servidores, ou seja, R$ 678,00, corresponde a R$ 0,69 centavos/dia para agentes de endemias e 0,47 centavos/dia para agentes de saúde.
Conteúdo Relacionado