CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > PROJETO PACS: “OLHANDO É QUE SE VÊ”
01/11/2011
Na manhã desta terça-feira (1º/11), às 9:30h, no 16º Centro de Saúde (Posto Mª da Conceição Santiago Imabassay) localizado no bairro do Pau Miúdo, teve início a comemoração dos 13 anos de existência do Programa de Agentes Comunitários de Saúde na cidade de Salvador (PACS).
O evento que vai até às 17h permite que a comunidade esteja informada do trabalho dos ACS, desta forma, estreitando os laços e permitindo que a categoria e a comunidade alcancem uma saúde melhor a cada dia. Em diversos stands o evento aborda temas de extrema importância: dengue, câncer de mama, diabetes, hepatite, hipertensão, saúde da população negra, teste do pezinho, saúde do homem (câncer de próstata), entre outros. Os visitantes podem ainda aproveitar o espaço para lazer direcionado às crianças e boa música com o cantor “ Boy Brasil”, com o estilo musical bastante eclético é difícil ficar parado.
Estiveram na celebração dos 13 anos do PACS, os coordenadores do Sindacs/BA, Lázaros Figueiredo (Conselheiro Municipal de Saúde), Sérgio Papa e Edson Morais (Conselheiro Estadual de Saúde). Outras representatividades marcaram presença, como a coordenadora do DSL, Maria Regina Santos, a subcoordenadora do DSL, Priscila Braga, a enfermeira e coordenadora do PACS, Mabel Santos, o gerente do 16º Centro de Saúde, Erasmo Moura (SMS), o gerente da Pró-Saúde, Pedro Oliveira.
Na oportunidade a ACS mais antiga do grupo foi homenageada e a idealizadora deste momento de comemoração, Suede Mendes, também foi lembrada pelos colegas.
A organização do evento possibilita que os ACS e comunidade relembrem momentos do início do PACS através de fotos, o documentário apresentado no começo do evento possibilitou conhecer melhor das atividades dos ACS, bem como as alegrias e desafios enfrentados a cada dia. Direto do túnel do tempo é possível ver a lista de aprovados na seleção de agentes, certificados e muitas relíquias e lembranças que destacam para a necessidade de comemorar esta trajetória.
Veja mais fotos no orkut do Sindacs/[email protected]
Conteúdo Relacionado