Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > TOMA POSSE O NOVO MINISTRO DO TST

Toma posse o novo ministro do TST

08/09/2010

Para o novo ministro, direito do trabalho é essencial ao desenvolvimento econômico

Escrito por: Fonte – Rede Brasil Atual

Toma posse o novo ministro do TST Por: Jorge Wamburg, da Agência Brasil

Brasília - O novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Roberto Freire Pimenta, tomou posse sexta-feira (3) e disse que o momento atual é promissor, depois de décadas de crise no país. E defendeu o papel da Justiça do Trabalho. “O direito do trabalho é essencial para que o desenvolvimento econômico se faça de uma maneira equilibrada e mais justa, com uma distribuição de renda mais equitativa”, disse o ministro.

Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga do ministro Vantuil Abdala, que se aposentou, Pimenta é mineiro de São Sebastião do Paraíso e considera que o desenvolvimento pode até prescindir do direito do trabalho, mas a consequência é o aprofundamento das desigualdades nas relações trabalhistas. “O direito do trabalho é justamente o instrumento de equilíbrio e, nesse momento em que o Brasil está superagitado, talvez seja possível dar um salto de qualidade na vida de todo o país. O direito do trabalho tem muito a contribuir no sentido de equilibrar a relação entre capital e trabalho”, disse o ministro.

Para o ministro José Roberto Pimenta, o grande desafio é não permitir que sejam criados empregos precários que impliquem na supressão de direitos básicos dos trabalhadores, “mas sim, [estimular] contratos de trabalho plenamente respeitados em que os trabalhadores tenham justa retribuição por seu trabalho”.

José Roberto Freire Pimenta é juiz do Trabalho desde outubro de 1988. Foi graduado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de doutor em direito constitucional.


Foto - O novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, José Roberto Freire Pimenta, durante a cerimônia de posse (Foto: Wilson Dias/ABr)
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]