Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > MÊS DAS MULHERES COMEÇA COM ATIVIDADES E DEBATES

Mês das mulheres começa com atividades e debates

03/03/2011

Escrito por: Fonte – CUT SP

Mês das mulheres começa com atividades e debates Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo e seus sindicatos organizam durante o mês de março uma série de atividades.
A abertura oficial do mês da mulher foi realizada na manhã desta quarta-feira na sede do sindicato dos bancários. Na mesa de abertura estava presente a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, Sônia Auxiliadora; a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itaquaquecetuba, Viviane Souza; A secretária de Meio Ambiente da CUT e secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro e o presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima.

Adi ressaltou a necessidade de fortalecer a organização das trabalhadoras no local de trabalho. "Precisamos aprofundar o debate sobre organização no local de trabalho para combater problemas como assédio sexual, moral e exploração da mão de obra". O presidente também destacou como vitorioso o programa de Promotoras Legais Populares realizado pela Secretaria de Mulheres da CUT/SP, como forma de levar as políticas da Central para os lares.

Para Viviane Souza, a primeira mulher eleita presidenta de um sindicato metalúrgico no Estado de São Paulo, a trabalhadora precisa ter consciência de que pode ocupar os cargos dos homens no mercado de trabalho. “A chegada das mulheres a cargos de destaque é um processo natural em detrimento as nossas lutas e mobilizações, porém, temos ainda que combater a desigualdade de salário e oportunidades”.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, Sônia Auxiliadora, destacou a importância da eleição de Marta Suplicy e Dilma Roussef. “Para nós mulheres, teve um simbolismo muito grande a eleição de Marta e Dilma, pois agora temos a noção de que queremos e podemos ir muito mais além. Isso foi uma vitória das mulheres que foram às ruas decidiram seus futuros”.

A secretária de Meio Ambiente da CUT e secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, Carmen Foro, alertou que as mulheres nesse mês de março não podem ficar apenas na reflexão da data. “Nesse momento temos que intensificar nossa luta para que nossa agenda esteja alinhada com a do governo para debater qual o tipo de desenvolvimento nós queremos”, afirmou.

Durante o ato foi realizado o lançamento Estadual da Marcha das Margaridas que pretende levar para Brasília, entre os dias 16 e 17 de agosto, aproximadamente 100 mil mulheres para reivindicar melhores condições de vida e trabalho no campo, e contra todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.

Debate

Nesta terça-feira, (01), o sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região convidou as jornalistas e blogueiras , Conceição Oliveira do blog Maria Frô e Conceição Lemos do Vi o Mundo para um debate sobre cobertura jornalística na internet, com transmissão ao vivo pelo site do sindicato e via twitcam, em parceria com a Rede Brasil Atual.

O programa foi apresentado pela presidenta do sindicato Juvandia Moreira. Durante o debate ela classificou a mídia eletrônica como um grande aliado pela democratização da informação. “A internet tem um grande poder de comunicar e informar, para além da grande mídia”.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]