Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > 18 DE JANEIRO – DIA NACIONAL DE LUTA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

18 de Janeiro – Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos

26/01/2022

Começou o esquenta da luta 2022: Reajuste Linear para Todos, Sim! e Reforma Administrativa, Não!

Escrito por: Sintsprev MA

 

Na terça-feira, 18 de janeiro de 2022, temos mais um Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais, que deflagra o ano de mobilizações e lutas contra as injustiças e maldades do governo nefasto de Bolsonaro. Depois de vários ataques contra os servidores públicos, ele agora previu no Orçamento da União reajuste salarial apenas para os servidores da segurança, como policiais federais e rodoviários, a maioria da sua base de apoio.

 

É hora de ir, mais uma vez à luta. A ideia é dar um pontapé inicial na jornada de batalhas do ano a partir desse dia 18, num processo de construção que se iniciou com várias reuniões e articulações.

 

A CUT, a CNTSS/CUT e o FONASEFE (Fórum de Articulação dos Servidores Federais) já realizaram várias reuniões virtuais na semana passada, assim como os Sindicatos Estaduais, com objetivo de debater estratégias e calendário de luta para defender os direitos da categoria atacados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados; conquistar a reposição dos salários para todo o funcionalismo e defender os interesses de todos os brasileiros e brasileiras.

 

O SINTSPREV-MA faz parte dessa corrente que se unifica em busca de direitos e justiça, por isso no dia 12 de janeiro, nosso Sindicato realizou uma assembleia virtual, iniciando a participação na mobilização. Entendemos que as grandes tarefas são: a luta para derrotar de uma vez por todas a chamada Reforma Administrativa (PEC 32) e a luta para garantir a reposição salarial de toda a categoria de servidores. A luta é por isonomia entre todo o funcionalismo, pelo fim do ‘toma lá, dá cá’ e compra de votos.

 

As entidades de servidores públicos lançaram a nota “Derrotar de vez a PEC 32 e garantir reposição emergencial das perdas salariais”, onde destacam que “ao enfrentar aqueles que pretendem privatizar os serviços públicos, com a PEC 32, os servidores municipais, estaduais e federais, muito além de seus direitos, defendem a democracia e a soberania nacional do Brasil.”

 

A nota também lembra que “as verdadeiras reformas ainda estão por serem propostas, por exemplo, no sistema político, para acabar com o sistema de emendas parlamentares que institucionalizam o “toma-lá-dá-cá” e a compra de votos; ou no judiciário elitizado e descomprometido com o sofrimento da maioria vulnerável; ou na necessidade de a segurança pública ser focada na proteção da vida da população.”

 

Basta de atacar os servidores e o povo brasileiro.

 

A verdade é que os servidores públicos, como a grande maioria dos trabalhadores brasileiros, também estão com os salários brutalmente arrochados. No âmbito federal, a última negociação foi em 2015, na gestão Dilma Roussef, com parte das categorias em greve. Na época, foram assinados acordos de reajustes parcelados. De lá para cá, os servidores só foram ignorados e desrespeitados e acumulam perdas que, em algumas categorias, chegam até a 40%. Não dá mais para aceitar!

 

Os servidores tiveram bons resultados com a luta unificada travada contra a PEC 32 entre 2020 e 2021. A união e a convicção é que nos levarão à vitória.


É hora de brigar, mais do que nunca, pelo poder de compra dos salários com reposição emergencial das perdas. Exigimos Reajuste Linear Emergencial para todos!

 

Vamos nos preparar para as batalhas que estão só (re)começando. Vamos discutir e divulgar nossa pauta nos locais de trabalho, se preparando para as mobilizações.

 

Confira a agenda de lutas definida pelo Fonasefe e fique de olho:


18/01 – Dia Nacional de Mobilização/Protocolar pauta de reivindicações no Ministério da Economia com ato em frente ao Banco Central
24/01 – Celebrar o Dia Nacional de luta dos aposentados;
27/01 – Plenária Nacional Virtual dos Servidores;
28/01 – Coletiva de Imprensa sobre os encaminhamentos aprovados na Plenária;
02/02 – Ato em Brasília na abertura do ano legislativo;
14 a 25/02 – Jornada de luta (Estado de greve);
09/03 – Início da Deflagração da Greve pelas categorias.

 

E não esqueça. Começou o esquenta. As palavras de ordem são: Reajuste linear emergencial já! Reforma Administrativa Não! Fora Bolsonaro

 

 

 

Fonte:  https://bit.ly/3IFeJtQ

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]