Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT: RETORNO AO TRABALHO PRESENCIAL SERÁ TEMA DE REUNIÃO COM PRESIDENTE DO INSS NA QUINTA, 10/09

CNTSS/CUT: retorno ao trabalho presencial será tema de reunião com presidente do INSS na quinta, 10/09

08/09/2020

Confederação e seus Sindicatos são contrários a reabertura das Agências neste momento da pandemia e cobram do Instituto e do governo responsabilidade com as vidas dos servidores e da população

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

O tema reabertura das APSs - Agências da Previdência Social pautará novo encontro entre os dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e de seus Sindicatos Federais com o presidente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social,  Leonardo Rolim, na quinta-feira, 10/09, por videoconferência. A iniciativa, que partiu dos trabalhadores, visa saber como está estabelecida esta discussão junto ao governo, uma vez que os trabalhadores já demonstraram inúmeras vezes que não aceitam o retorno ao trabalho presencial neste momento em que a pandemia do Covid-19 não está controlada e ainda não foi apresentada nenhuma ação sanitária eficaz capaz de proteger o trabalhador e o usuário do sistema.

 

Desde o início da pandemia no país, os dirigentes estão denunciando a falta de estrutura nas unidades de atendimento e cobrando que sejam preservadas as vidas dos servidores e dos beneficiários com a manutenção do trabalho não presencial. Abrir as Agências neste momento é uma atitude que colocaria em risco todos que teriam acesso a estes espaços. A Confederação apresenta sempre uma postura forte contra este medida nas várias reuniões sobre este tema. A partir de uma iniciativa do Sindprev PE com apoio de um corpo técnico foi feito um estudo sobre o perigo deste retorno na atual conjuntura e apresentada uma série de medidas que precisariam ser tomadas para garantir uma estrutura adequada de segurança de trabalho e um protocolo extremamente rigoroso priorizando a saúde de todos.  

 

Nos últimos encontros, Leonardo Rolim anunciou algumas iniciativas pensadas pelos técnicos do Instituto em parceria com o Ministério da Saúde para apresentação de um protocolo de retorno. Mas, mesmo assim, há gargalos e fragilidades questionados pelos representantes dos trabalhadores que demonstram lacunas preocupantes nestas propostas, que ainda deixam margem para colocar em situação de vulnerabilidade os trabalhadores e a população. Espaços das Agências com infraestrura adequada, equipamentos de proteção individual e coletiva de qualidade e em quantidade, política de testagem permanente dos trabalhadores, segurança e contratos de limpeza ampliados, entre tantas outras indicações, são questões que não podem ficar sem resposta, até porque o público alvo do atendimento e muitos dos servidores já apresentam muitas das características indicativas de grupo de risco.

 

Os sindicatos da Confederação têm levado aos trabalhadores de suas bases o resultado destas negociações e reafirmado o compromisso na defesa dos interesses dos servidores. Nestes processos todos de diálogo os servidores reafirmam a posição contrário ao retorno ao trabalho presencial neste momento em que não há nenhuma garantia de segurança e aumento da contaminação por todo país. A indicação dos dirigentes é que a categoria se mantenha unida e acompanhando passo a passo o que está sendo feito e discutido. Desta forma, com o fortalecimento desta unidade, será possível resistir e mostrar para o INSS e ao governo que o patrimônio mais importante do país está justamente nas vidas dos trabalhadores e da população.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br