Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > A CADA VAZAMENTO, EVIDENCIA-SE A PRISÃO POLÍTICA DE LULA, DIZEM JUÍZAS

A cada vazamento, evidencia-se a prisão política de Lula, dizem juízas

17/07/2019

Para as magistradas Raquel Braga e Simone Nacif, a cada diálogo revelado o conluio montado entre juízes e procuradores para lucrar política e financeiramente fica cada vez mais evidente

Escrito por: CUT

 

As últimas matérias publicadas pela revista Veja e pelo jornal Folha de S. Paulo, em parceria com o The Intercept Brasil, que revelam os "encontros fortuitos" do procurador-chefe da Lava Jato do Paraná, Deltan Dallagnol, com o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), João Pedro Gebran Neto, e também a articulação do procurador para lucrar com a venda de palestras, mostram que a Lava Jato inverteu toda a lógica do Direito.

 

As mensagens indicam desvirtuamento do devido processo legal, parceria entre juízes e acusação, partidarização, desvio de função de agentes do Ministério Público Federal (MPF), além de fraude para ocultar atividade negocial,  segundo as juízas Raquel Braga e Simone Nacif, integrantes da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

 

Em entrevista aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, na segunda-feira (15), as magistradas destacam que é fundamental que Dallagnol, o ministro da Justiça Sergio Moro, bem como os demais envolvidos citados no escândalo da Lava Jato se afastem das funções públicas para que as transgressões denunciadas sejam devidamente apuradas.

 

Para a juíza Raquel Braga, a cada novo diálogo revelado fica mais evidente que a prisão do ex-presidente Lula se deveu a um “processo arquitetado”, com resultado já definido muito antes do julgamento.

 

Quando se estabelece uma relação processual, esse processo é mais importante que o fim dele, que não é condenar nem absolver, mas garantir ao cidadão o direito de defesa. A Lava Jato inverteu a lógica do Direito, com inversão de valores e desvirtuamento da teleologia (finalidade) do processo. A cada vazamento, evidencia-se a prisão política de Lula- Raquel Braga

 

Fraude

 

Já a juíza Simone destacou que é expressamente proibido a juízes e procuradores atuarem como sócios em empresas com fins lucrativos, e classificou como “fraude” a estratégia criada pelos procuradores para burlar a lei. Por isso, Dallagnol e o também procurador Roberson Pozzobon articulavam para não figurarem como os representantes legais da empresa – que ficaria em nome de suas mulheres – que gerenciaria os lucros obtidos com palestras e outros eventos que tinham como objetivo lucrar com a fama adquirida com a Lava Jato.

 

O MP é fiscal do ordenamento jurídico, e deve zelar pela correta aplicação da lei. Então não pode um dos seus integrantes construir uma negociata para burlar a lei- Simone Nacif

 

Democracia rarefeita

 

Ambas lembram que as reiteradas rupturas da ordem jurídica e processual colocam em xeque a democracia, no Brasil, e as violações de direitos acabam tendo sempre maior impacto para as classes sociais menos favorecidas. Raquel destaca que, no Brasil de hoje, como nas sociedades burguesas em geral, o direito tem sido usado como ferramenta para preservar privilégios dos mais ricos. “A direita não tem constrangimento no exercício arbitrário desse poder.”

 

Ambas também assinalam o golpe do impeachment contra a ex-presidenta Dilma Rousseff como ponto de virada que inaugurou essa sequência de rupturas e desrespeito à ordem legal. “Quando há uma violação processual, como ocorreu inicialmente com o impeachment da Dilma, isso provoca uma avalanche de quebras processuais e democráticas. No final, na ponta oposta, estão as pessoas mais vulneráveis”, disse Simone.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]