Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > MENSAGENS REVELAM QUE DALLAGNOL SÓ PENSAVA EM LUCRAR COM FAMA DA LAVA JATO

Mensagens revelam que Dallagnol só pensava em lucrar com fama da Lava Jato

17/07/2019

Mensagens divulgadas no domingo (14) mostram que procurador montou um plano de negócios de eventos e palestras para aproveitar sua notoriedade com a operação

Escrito por: CUT

 

O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol tinha um plano para ganhar muito dinheiro. Por meio de mensagens ele discutiu com a esposa e com outro procurador como viabilizar a ideia sem ser cobrado por práticas ilegais ou imorais. Bastava criar uma empresa de eventos e palestras, em nome de terceiros, claro, para lucrar financeiramente com a fama obtida por meio da operação, cujo maior triunfo foi prender o ex-presidente Lula sem crimes, sem provas. Ele inclusive chegou a dizer que os pagamentos que Lula recebia pelas palestras eram nada mais nada menos do que propinas.

 

Já no caso de suas palestras, a justificativa para o público externo seria promover a cidadania e o combate à corrupção.

 

É isso que mostram as novas mensagens divulgadas no domingo (14) pelo The Intercept Brasil e Folha de S. Paulo, que fizeram mais uma reportagem conjunta no que vem sendo chamado de Vaza Jato.

 

A notoriedade obtida com a Lava Jato, disse Deltan em dezembro de 2018 em diálogo com sua mulher e com o procurador Roberson Pozzobon, um dos sócios do negócio, precisava ser aproveitada para gerar lucros “monetários”, como mostrou a reportagem. Deltan e Pozzobon, então, criaram um grupo de mensagens destinado a discutir o tema, com a participação de suas esposas.

 

“Antes de darmos passos para abrir empresa, teríamos que ter um plano de negócios e ter claras as expectativas em relação a cada um. Para ter plano de negócios, seria bom ver os últimos eventos e preço”, disse Deltan Dallagnol no grupo. Pozzobon respondeu: “Temos que ver se o evento que vale mais a pena é: i) Mais gente, mais barato ii) Menos gente, mais caro. E um formato não exclui o outro”.

 

Em um diálogo com sua mulher, Deltan evidenciou seus objetivos. “Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”, escreveu. “Se fizéssemos algo sem fins lucrativos e pagássemos valores altos de palestras pra nós, escaparíamos das críticas, mas teria que ver o quanto perderíamos em termos monetários”, comentou ainda o procurador.

 

Em 14 de fevereiro de 2019 Deltan propôs que a empresa fosse aberta em nome de suas mulheres, com a organização dos eventos ficando sob responsabilidade de Fernanda Cunha, dona da firma Star Palestras e Eventos.

 

A legislação proíbe que procuradores gerenciem empresas, permitindo somente que sejam sócios ou acionistas de companhias.

A realização de parcerias com uma firma organizadora de formaturas e outras duas empresas de eventos também foi debatida nas conversas.

 

Ainda segundo a reportagem, as mensagens mostram que o procurador incentiva outras autoridades ligadas ao caso a realizar palestras remuneração, entre eles Moro e o ex-procurador-geral, Rodrigo Janot.

 

Ao analisar uma denúncia contra Deltan em junho, membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) avalizaram as palestras como legais e filantrópicas. Depois das denúncias do Intercept, integrantes do conselho planejam reabrir investigação sobre o procurador do Paraná por suposta dobradinha com o ex-juiz Sérgio Moro.

 

À reportagem, o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, voltou a afirmar com a convicção que lhe é característica que realiza palestras para promover a cidadania e o combate à corrupção. Segundo ele, o trabalho ocorre de maneira compatível com a atuação no Ministério Público Federal. Deltan afirma ainda que não abriu empresa ou instituto de palestras em nome dele e do procurador Roberson Pozzobon ou de suas esposas e que não atua como administrador de empresas.

 

 

Confira a íntegra da matéria aqui.

Deltan Dallagnol The Intercept

 

 

Redação CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]