Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO VIVA PREVIDÊNCIA PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DOS PECULISTAS

CNTSS/CUT se reúne com representantes do Viva Previdência para discutir situação dos peculistas

23/04/2019

Foi informado que dos 50 mil peculistas, apenas 13 mil fizeram a conversão e que prazo se encerra em 31/12/2019; Confederação também cobrou dados sobre inadimplência e os pecúlios cancelados

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A secretária de Comunicação da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Terezinha de Jesus Aguiar, participou de reunião com os representantes do Viva Previdência. O encontro foi solicitado pela Confederação em resposta a agenda aprovada durante a Plenária Nacional dos Sindicatos Federais realizada em fevereiro, em Recife. A secretária foi recebida pelo diretor presidente da entidade, Silas Devai Júnior, e os diretores de administração e finanças e de seguridade, respectivamente, Júlio Cesar Alves Vieira e Nizam Ghazale.

 

Terezinha Aguiar, que foi acompanhada pelo representante jurídico da Sindprev PE, o advogado Fabiano Parente de Carvalho, informou que a pauta da reunião é resultado das demandas encaminhadas aos sindicatos pelos peculistas. De imediato, quis saber como está a questão da conversão do pecúlio. Foi informado que dos 50 mil peculistas, apenas 13 mil fizeram a conversão e que o prazo se encerra em 31 de dezembro deste ano. Para cada conversão foi criada uma conta individual. Aguiar solicitou a prorrogação do prazo, mas foi informada que a autorização para isto passa por análise da Previc.

 

Sobre os pecúlios cancelados, os representantes do Viva Previdência declararam que são mais de 10 mil casos desta natureza, mas que agora poderão ter acesso aos valores que lhes são de direito. O pagamento acontecerá de forma integral em uma única parcela. Tem direito os aposentados e os herdeiros de titulares falecidos. Para o caso dos peculistas inadimplentes, é possível acertar a situação fazendo uma proposta de pagamentos dos débitos para análise dos técnicos do Viva Prev.

 

A representante da Confederação informou que vários Sindicatos denunciaram casos de escritórios de advocacia que estão procurando os trabalhadores propondo facilidades para conseguir sacar os valores. Um problema sério que vem sendo acompanhado para evitar fraudes contra o trabalhador. Devido ao fato de ainda existirem muitos trabalhadores que não fizeram a adesão, os sindicatos deverão ampliar sua estratégia para fazer contato com estes peculistas.

 

Clique aqui e veja a íntegra do relatório:

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br