Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT DISCUTE REFORMA DA PREVIDÊNCIA EM CONGRESSO DO SINDSPREV PE

Presidente da CNTSS/CUT discute Reforma da Previdência em Congresso do Sindsprev PE

19/07/2018

Sandro Cezar destacou que o sindicalismo tem um papel muito importante nessa conjuntura, pois a luta sindical é uma das ferramentas de atuação social

Escrito por: Sindsprev PE

 

 

No quarto painel temático do Congresso Estadual do Sindsprev-PE, apresentado na quinta-feira (06), com o tema: “Reforma da Previdência, Funpresp e Regras para Aposentadoria dos servidores”, que teve a coordenação do diretor do Sindsprev-PE, José Bonifácio, o secretário foi o também diretor do Sindicato, Marcondes Carneiro, e o debatedor foi o assessor jurídico do Sindsprev-PE, Fabiano Parente. A tônica abordada foi o que podemos fazer para lutar contra a reforma.


O expositor Sandro Cezar, presidente do CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, abriu a palestra explicando que a Reforma da Previdência é um tema já conhecido da categoria e que a questão agora é como vamos nos organizar para não deixá-la “passar”.


Segundo ele, os argumentos já foram postos e discutidos amplamente, mas o tema sempre volta à tona nos períodos de mudanças de governo. “Eles sempre divulgam a falácia de que há déficit da previdência e tentam sempre cortar do lado mais fraco”, disse Cezar. De acordo com ele, o que dificulta o processo de aposentadoria é complexo e que a recorrente mudança de regras é um obstáculo na vida do trabalhador. “A diferença das regras que corrigem o salário na ativa é completamente diferente da do inativo, e essa conta só prejudica o aposentado, que dedicou sua vida ao serviço público”, afirmou.


“Que essa reforma é nociva para o trabalhador, todos já sabem, o que temos que nos unir é para discutir o que vamos fazer para ela não ocorrer da forma com que está formatada hoje. Temos um papel muito importante nessa conjuntura, pois a luta sindical é uma das ferramentas de atuação social”, completou. De acordo com Cezar, a reforma está anunciada e não está mais em pauta por conta do período eleitoral, mas que logo após a eleição ela voltará à pauta. “Temos que estar atentos a esse movimento político, se elegermos parlamentares que são a favor desta reforma, não teremos mais caminho de volta”, assegurou.

 

 

Logo em seguida, o coordenador da mesa, José Bonifácio, passou a palavra para o debatedor, Marcondes Carneiro, que fez questão de alertar que a luta é de todos contra a reforma. “Precisamos fazer a nossa parte de representantes dos trabalhadores da nossa categoria. Nossa mobilização é fundamental para a garantia dos nossos direitos”, afirmou Marcondes. O diretor também enfatizou e parabenizou a presença dos jovens no painel e no congresso. “Esse é um período de politizarmos a nossa sociedade, e a nossa juventude é muito importante nesse processo”, sentenciou.


O assessor jurídico do Sindsprev-PE, Fabiano Parente, abordou a luta do setor jurídico do sindicato acerca das causas previdenciárias. “Nós lutamos diariamente no setor jurídico do Sindsprev-PE pelas questões da aposentadoria dos nossos filiados, e posso dizer que essa reforma tem muito o que nos prejudicar”, disse. Segundo ele, essa luta agora tem que sair das salas e tribunais e ir para as urnas. “Na verdade, temos que lutar por mais representatividade no Congresso e na Câmara, precisamos de representantes que defendam nossos ideais, os ideais dos trabalhadores, é sobre isso que devemos lutar”, sentenciou.

 
Ao fim, foram feitas perguntas aos presentes, a maioria delas sobre a diferença entre a escolha das regras 41 e 47 de aposentadoria. As dúvidas foram tiradas na hora e o assessor jurídico do Sindsprev-PE se colocou à disposição para esclarecer quaisquer outras dúvidas, através do setor jurídico do Sindicato.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]