Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT DISCUTE LIVRE COMÉRCIO E EVASÃO FISCAL EM SEMINÁRIOS PROMOVIDOS PELA ISP - INTERNACIONAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

CNTSS/CUT discute Livre Comércio e Evasão Fiscal em seminários promovidos pela ISP - Internacional de Serviços Públicos

02/07/2018

Realizados a partir de parceria com Fundação Friedrich Ebert no Brasil, seminários reunirão lideranças sindicais vindas de vários estados

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

“Livre Comércio” e “Evasão Fiscal Corporativa e Respostas Sindicais” são os temas escolhidos pela ISP – Internacional de Serviços Públicos para a realização de dois importantes seminários marcados para o período de 3 a 5 de julho na cidade de São Paulo. Os eventos, que acontecerão na sede da CSA – Confederação Sindical dos Trabalhadores das América, situada à rua Formosa, 367, 4º andar, contam com a parceria da Fundação Friedrich Ebert no Brasil e reunirão lideranças sindicais de vários estados do país.

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social será representada por seu presidente, Sandro Alex de Oliveira Cezar; a Tesoureira, Célia Regina da Costa; a secretária de Saúde do Trabalhador e secretária Geral Adjunta da CUT – Central Única dos Trabalhadores, Maria Aparecida Faria; e a secretária das Mulheres e secretária adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT, Maria de Fátima Veloso.

 

A terça-feira, 03/07, foi reservada para a discussão sobre Livre Comércio. A programação prevê a apresentação sobre conjuntura política internacional, pontos principais do TISA - Acordo sobre o Comércio de Serviços e a atualização das negociações dos tratados de livre comércio que envolvem a Região. Este momento terá a contribuição de Jocélio Drummond, secretário regional ISP Interaméricas. Antônio Lisboa, secretário de Relações Internacionais da CUT; e Adhemar Mineiro, assessor DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e da REBRIP - Rede Brasileira Pela Integração dos Povos, falarão sobre “O TLC União Europeia – Mercosul e uma análise dos pontos centrais e implicações para o mundo do trabalho”.

 

O período da tarde foi destinado à discussão sobre “Novas perspectivas sobre o debate de TLC’s: o comércio sob uma ótica de gênero”, com a participação de Graciela Rodriguez, especialista em gênero e comércio do Instituto Équit/REBRIP. Na sequência, será debatida “A digitalização da economia: dados pessoais, TLCs - Tratados de Livre Comércio e o futuro do trabalho”, por Lucas Tasquetto, professor da UFABC – Universidade Federal do ABC; e Maria Silvia Portela, consultora em assuntos internacionais e relações do trabalho. Finalizados todas os debates do dia, será deixado um espaço na programação para que os participantes apresentem um Plano de Ação.

 

Os outros dois dias de trabalho, 04 e 05 de julho, serão destinados para o Seminário sobre Evasão Fiscal Corporativa e Respostas Sindicais. O painel inicial debaterá “O aumento do poder corporativo na era da globalização: captura da democracia e riscos para os trabalhadores” e terá as colaborações de Claudia Detsch, coordenadora do Projeto Transnacionais - FES/Nova Sociedade (por vídeo conferencia); e Ladislau Dowbor, professor-doutor da PUC-SP. O período da manhã terminada com as discussões sobre “Debate tributário em âmbito global e propostas de Reforma Fiscal Corporativa Internacional: projeto BEPS e ICRICT”, tema ministrado por Gabriel Casnati, coordenador projeto regional Trade/Tax; e Rita Berlofa, presidenta UNI.

 

Na tarde deste dia, os participantes discutirão “O papel da mídia na cobertura da corrupção clássica e da evasão fiscal: análise e a visão da impressa progressista”. Tomás Lukin, do Página 12 Argentina, jornal de Buenos Aires; e Carlos Eduardo Huertas, diretor da CONNECTAS Colômbia, plataforma de jornais para as Américas, farão esta exposição. A programação deste dia será finalizada com a apresentação do documentário “O preço que pagamos”, de 2014.

 

A quinta-feira, 05/07, tem como primeiro ponto a apresentação do estudo “ISP-Latindadd: Compreendendo a Fraude Fiscal Corporativa na América Latina (Brasil, Colômbia, Costa Rica y Honduras)”, por Jornge Coronado, pesquisador da Latindadd – Rede latino-americana sobre Dívida, Desenvolvimento e Direitos. Logo em seguida Eulália Alvarenga, economista e ex-auditora fiscal, e Rodolfo Bejarano, Latindadd, falarão sobre “A dívida pública, um debate necessário: o cenário latino americano e propostas de mudança”.

 

Os trabalhos da tarde começam com o debate sobre “Eixos centrais para Reformas Tributárias Progressistas em diferentes realidades latinas”. Este tema terá as participações de Clair Hickmann, auditora Fiscal aposentada, integrante do IJF e consultora em administração tributária do FMI; Francelino Valença, diretor de relações internacionais da FENAFISCO -  Federação Nacional do Fisco; Rafael Georges, especialista em tributação na Oxfam Brasil; e Corina Rodriguez, pesquisadora e economista CIEPP - Caisse Inter-Entreprises Provision of Occupational Provision, uma fundação sem fins lucrativos. Os trabalhos se enceram com a definição de encaminhamentos.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT 

 

 

 

 

.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]