Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL NÃO PARA DE CRESCER E ATOS OCORREM NO MUNDO TODO

Solidariedade internacional não para de crescer e atos ocorrem no mundo todo

11/04/2018

Além dos atos que estão ocorrendo em diversos países, no dia 23 de abril, está sendo organizada pela Confederação Sindical Internacional (CSI) uma mobilização em todas as embaixadas do Brasil do mundo

Escrito por: CUT Nacional

 

 

A solidariedade internacional em defesa da democracia no Brasil e contra a prisão política do ex-presidente Lula, maior liderança popular viva da América Latina, não para de crescer. Atos de desagravo, cartas de apoio e declarações públicas de lideranças políticas e populares de todo o mundo estão somando esforços às mais diversas frentes de luta no Brasil em defesa de #LulaLivre.

 

Assim que o ex-presidente anunciou no último sábado (7), em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, que havia decidido cumprir a determinação judicial, atos contra a prisão política de Lula ocorreram em diversas partes do mundo.

 

Saiba Mais

 

O secretário nacional de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, explica que a Central já recebeu dezenas de manifestações de apoio por meio de vídeos, cartas e mensagens.

 

Segundo ele, está sendo organizado pela Confederação Sindical Internacional (CSI), presidida pelo professor e ex-presidente da CUT, João Felício, um dia global de luta pela liberdade de Lula em 23 de abril.

 

“Além dos atos que já estão ocorrendo, teremos, no dia 23, uma mobilização organizada em todas as embaixadas do Brasil do mundo inteiro”, explica Lisboa. 

 

Saiba Mais

 

Segundo a secretaria de Relações Internacionais do PT, até agora, já foram recebidos apoios oficiais de 21 países e nove organismos internacionais. O levantamento feito pela secretaria também mostra tudo o que saiu na imprensa estrangeira sobre o a prisão política de Lula e os diversos atos que já ocorreram e irão ocorrer em diversos países. 



Confira aqui o levantamento completo da SRI do PT.

 

 

Veja o resgate dos atos que ocorreram no mundo todo em defesa de Lula:



UNIÃO EUROPEIA - BRUXELAS


A CUT, representada pelo Secretário de Relações Internacionais, Antonio Lisboa, participou de ato pela liberdade de Lula em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. Estiveram presentes sindicalistas de vários países, ativistas, militantes e parlamentares europeus, brasileiros - Deputado Federal Arlindo Chinaglia PT/SP - e do Mercosul.

 

 

Antonio Lisboa, secretário de Relações Internacionais, também participou de ato na Embaixada do Brasil em Bruxelas em defesa de Lula e da democracia no Brasil.

 

Clique link abaixo e veja o vídeo

https://www.facebook.com/cutbrasilinternacional/videos/428184257609948/

 

 

CHILE

 

Em Santiago, no Chile, a CUT Chile e outras organizações, organizaram um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula em frente à Embaixada do Brasil.

 

 

 

PANAMÁ

 

Na embaixada do Brasil no Panamá também aconteceu manifestação em defesa do ex-presidente Lula.

 

 

ARGENTINA


Em Buenos Aires, na Argentina, milhares de manifestantes ocuparam as ruas, em frente à Embaixada do Brasil, numa demonstração emocionante de solidariedade ao ex-presidente Lula e a atual situação política do país. #LulaLivre

 

 

https://www.facebook.com/agrupacionhectorcampora/videos/10155808613890141/

 

 

ÁFRICA


Mais de 60 sindicalistas de 25 países da África Subsariana declararam apoio ao ex-presidente

Lula #liberélula #lulalivre #lulafree

 

Clique sobre o link e veja o vídeo

https://www.facebook.com/valter.sanches/videos/2225994540758865/

 

 

EQUADOR


Em Quito, no Equador, #LulaLibre era a palavra de ordem dos milhares de manifestantes que ocuparam a frente da Embaixada do Brasil contra a prisão política do ex-presidente Lula.

 

Clique link abaixo e veja o vídeo

https://www.facebook.com/cutbrasil/videos/1361073190658828/

 

 

ESPANHA


Em Barcelona, na Espanha, também teve ato contra a prisão política de Lula. "Olê, olê, olê, olá... Lula, Lula" cantavam os manifestantes na praça. Nesta quarta-feira (11), está marcado um ato-recepção da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff. Ela está na Espanha para denunciar o avanço do golpe no Brasil com a prisão política de Lula

 

Clique link abaixo e veja o vídeo

https://www.facebook.com/anulaimpeachmentbcn/videos/1602432603185431/

 

Em Madrid, também na Espanha, manifestantes, em frente à Embaixada do Brasil, também denunciaram a condenação e prisão política de Lula.

 

 

 

FRANÇA


Na Praça da República, em Paris, manifestantes também foram para as ruas no último domingo (8). Eles se reuniram em um simbólico e representativo em defesa de #LulaLivre.

 


 

 

 

ITÁLIA

Em Roma, na capital da Itália, brasileiros e italianos se manifestaram em frente à Embaixada do Brasil contra a prisão política de Lula e pelo direito do ex-presidente participar das eleições deste ano. #EleiçãoSemLulaÉFraude

 

 

 

Na manhã desta quarta-feira (11), também na Itália, manifestantes se concentraram na Piazza del Popolo, em Ravena, para pedir #LulaLivre e denunciar a prisão política da maior liderança popular do país

 

 

 

HOLANDA

Em Amsterdã, na Holanda, os manifestantes se concentraram na Praça Paleisstraat para exigir #LulaLivre. Nesta quarta-feira (11), também tem ato previsto em Haia.

 

 

 

MÉXICO


Manifestação na Cidade do México, no último domingo, pediu por #LulaLivre e denunciou a decisão poítica do juiz Sergio Moro, a quem os manifestantes chamaram de golpista.

 

 

PERU


Em Lima, no Peru, durante abertura da Cúpula dos Povos, que acontece paralelo à Cúpula das Américas da OEA, a prisão política do Lula foi denunciada. 

 

 

 

 

 

 

 

Tatiana Melim - CUT Nacional

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060