Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CHAPA LIGADA À CUT VENCE ELEIÇÕES NA GEAP PARA CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO E FISCAL

Chapa ligada à CUT vence eleições na GEAP para conselhos de Administração e Fiscal

16/03/2017

Chapa 1 - Nossa Chapa foi referendada pelos eleitores com 61,81% dos votos válidos para o CONAD e 61,28% para CONFIS para o exercício de 2017 A 2020

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

A Chapa 1 – Nossa Chapa consagrou-se vencedora nas eleições realizadas na GEAP – Auto-Gestão em Saúde para definição da nova direção do CONAD – Conselho de Administração e CONFIS – Conselho Fiscal. A votação, realizado na quarta-feira, 15/03, contou com a participação de cerca de 4,6 mil beneficiários/eleitores que puderam exercer seu direito por meio eletrônico ou presencial.  A Chapa eleita para o CONAD obteve 61,81% dos votos válidos e a Chapa eleita para o CONFIS conseguiu 61,28% dos votos válidos. 

 

O resultado foi oficializado pela Comissão Eleitoral formada para acompanhar todo o processo de eleições na GEAP. De acordo com o regulamento, haverá agora o prazo de dois dias úteis para apresentação de recursos, que, caso ocorra, serão julgados por esta Comissão no prazo de até três dias úteis contados a partir do encerramento do prazo de recursos. Estabelecidos estes requisitos, a Comissão Eleitoral encaminhará para a GEAP os nomes dos representantes eleitos, titulares e suplentes, para os Conselhos de Administração e Fiscal. A Confederação acompanhou desde o início o processo de preparação das eleições. O secretário de Organização da CNTSS/CUT e representante do SINDPREV BA, Raimundo Rodrigues Cintra, participou como titular da Comissão Eleitoral que definiu todos os trâmites para o pleito.

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social apoiou a Chapa 1 – Nossa Chapa. De acordo com seu presidente, Sandro Cezar, as eleições foram importantes para o futuro da GEAP. Os trabalhadores puderam escolher seus representantes para os conselhos de Administração e Finanças para o período de 2017 a 2020. Eleitores de todo o país, segundo Cezar, exerceram este direito de forma democrática e optaram pela Chapa 1 por seu histórico de luta em defesa dos beneficiários do Plano de Saúde e pelo trabalho transparente e sério no gerenciamento deste importante patrimônio dos trabalhadores.

 

“Aproveito esta oportunidade para agradecer aos servidores filiados aos nossos Sindicatos por reiterarem a confiança, a partir de seus votos, nos companheiros da Chapa1 e pelo empenho que tiveram neste momento tão importante para a GEAP. Parabenizo os nossos representantes eleitos para o CONAD e CONFIS e desejo-lhes grande êxito nesta nova empreitada. Temos o desafio de construir uma nova GEAP e tenho certeza que esta tarefa será cumprida com determinação e ousadia”, afirma Sandro Cezar.

 

Representaram a CNTSS/CUT concorrendo pelo CONAD Irineu Messias, do SINDSPREV PE. Messias foi presidente do Conselho de maio a junho de 2016, quando foi destituído pelo governo do ilegítimo Michel Temer. Também faz parte da Chapa 1 para o CONAD o diretor do Sindprev BA, Ricardo Mendonça. Conselheiro do CONAD no período de 2014/2017, Mendonça é servidor público federal do Ministério da Saúde BA e presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia.

 

Para a disputa do CONFIS, a Confederação contou com a participação de Maria das Graças de Oliveira. Servidora do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro, Oliveira é ex-diretora do Sindsprev RJ. Maria da Graça já atuou junto ao Conselho Fiscal como titular de 2014/2017 e foi presidenta de 2014/2016. Outra representante é Deusa Maria Duarte, servidora do Ministério da Saúde do Distrito Federal e ex-diretora do Sindprev DF. Atuou como suplente do Conselho de 2014/2017.

 

O dirigente do Sindsprev-PE Irineu Messias concorreu ao CONAD para dar continuidade ao trabalho que já realiza na defesa dos interesses dos servidores e no combate aos reajustes abusivos praticados pela Geap. Estão entre as prioridades da Chapa eleita a defesa dos interesses dos servidores e o combate aos reajustes abusivos que têm levado muitos a cancelar o Plano de Saúde. A meta principal é garantir a sustentabilidade da GEAP, com participação direta dos representantes dos associados, visando assegurar planos de saúde de qualidade com preços acessíveis, condizentes com a realidade dos servidores. A estimativa é de que cerca de 50 mil pessoas já tenham cancelado por falta de condições para pagamento.

 

A Chapa vencedora contou também com o apoio de outras entidades nacionais representativas dos trabalhadores: CONDSEF – Confederação dos Trabalhadores nos Serviços Público e Federal, FENADADOS - Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares, ANESG - Associação Nacional dos Empregados da GEAP e ANASPS – Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social.

 

Veja os números finais do pleito:




 

PROPOSTAS DA CHAPA 1 PARA O CONAD E CONFIS

 

- Continuar lutando contra os reajustes abusivos praticados pela Geap

- Pressionar para que a contribuição do per capita seja paritária: 50% do governo e 50% dos trabalhadores buscando a efetivação da proposta no Poder Judiciário

- Gestão paritária da Geap

- Acabar com a coparticipação

- Lutar pela mudança do atual modelo de sustentação financeira da Geap

- Melhorar a rede credenciada em todo o país, principalmente nas cidades do interior

- Criar planos economicamente mais acessíveis para os servidores de salários mais baixos

- Dar maior flexibilidade na renegociação das dívidas dos beneficiários

- Lutar pela implantação da rede própria da Geap, primeiramente nas capitais, com a finalidade de reduzir custos

- Acompanhar e fiscalizar o cumprimento do Programa de Saneamento Financeiro da Geap

- Por uma Geap competente e mais transparente

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]