No último dia 27, ocorreu na cidade de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, a fundação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Médio Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco (Sindras).
A Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) foi representada pelo diretor de Formação e Prática Sindical do SINDACS-PE e diretor da Central, Ednaiptan de Souza e o diretor de Política e Organização Sindical, Antônio Bernardino Filho (Sassá), que têm ajudado os agentes em todo o estado.
De acordo com o presidente da Central, Sérgio Goiana, o principal objetivo da entidade é organizar os trabalhadores. “Nossa meta é organizar em Pernambuco um sindicato forte e atuante e que conte com o nosso apoio”, destacou. Durante a fundação do Sindras, estiveram presentes o Sindicato dos Servidores Federais de Pernambuco (SIndsep-PE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Serra Talhada, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada, entre outras organizações.
Após a leitura e aprovação do estatuto, foram eleitos para o primeiro mandato, Luciano João para presidente, Milton Guimarães como vice-presidente, e Alex Pereira tesoureiro do Sindras.