Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CAMPANHA “BASTA DE RACISMO NO TRABALHO E NA VIDA” TEM LANÇAMENTO OFICIAL DURANTE 6ª PLENÁRIA ESTATUTÁRIA DA CNTSS/CUT

Campanha “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida” tem lançamento oficial durante 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT

28/11/2014

Na manhã da quinta-feira, 27, secretários de Combate ao Racismo da CUT Nacional e da CNTSS/CUT apresentaram a campanha aos delegados vindos de todo o país

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

“Basta de Racismo no Trabalho e na Vida.” Este é o mote da campanha permanente divulgada este ano pela CUT Nacional e que foi lançada oficialmente no Ramo da Seguridade Social na quinta-feira, 27/11, durante o segundo dia da 6ª Plenária Estatutária da CNTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social. A Plenária, que acontece de 26 a 28/11, no Hotel Canto da Ilha, em Ponta das Canas, Florianópolis (SC), reúne cerca de 150 delegados vindos de todos os Estados. 

 

A CNTSS/CUT é uma das Confederações parceira da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da CUT na idealização da Campanha. Lançada nacionalmente durante a 14ª Plenária da CUT Nacional, realizada em julho, em Guarulhos, a Campanha é mais uma ação de destaque da Central na luta contra o preconceito e o racismo. A CUT, desta forma, já está se preparando para as ações da década dos afrodescentes, que terá início em 1º/01/2015 e que vem como resposta às demandas apresentadas na 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em 2011, em Durban, África do Sul.
 

O lançamento desta quinta-feira, 27, reuniu a secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e representante da Executiva Nacional da Confederação e o secretário de Combate ao Racismo da CNTSS/CUT, respectivamente, Maria Júlia Nogueira e Robson de Góes. A mesa foi coordenada pelo secretário de Organização da Confederação, Raimundo Cintra.

 

Na opinião de Robson de Góes, este é um projeto importante para os trabalhadores do Ramo da Seguridade Social, pois marca mais um passo dado pela CNTSS/CUT para consolidação de práticas de combate à discriminação e ao racismo.

 

Clique sobre a imagem e assista o vídeo

 

“Vivemos um momento que requer um aprofundamento das ações de combate ao racismo e ao preconceito. Recentemente, durante as eleições, presenciamos práticas preconceituosas ainda arraigadas dentro da nossa sociedade. A CNTSS/CUT quer pautar esta discussão de combate ao racismo e ao preconceito com muita intensidade dentro de seus Sindicatos e Federações. A parceria com a CUT Nacional na Campanha Permanente “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida.” é uma ação de propositiva de grande impacto, pois queremos discuti-la no espaço sindical e em toda a sociedade,” afirma Góes.

 

Recentemente, em entrevista concedida no lançamento da Revista que tem o mesmo nome da Campanha, a secretária da CUT Nacional reiterou que luta contra a discriminação e o racismo deve ser cotidiana e acontecer em todos os espaços da vida. “Nós entendemos que esta é uma luta que deve ser travada diariamente. A campanha deve ser permanente e assumida por todos os Sindicatos, todas as CUTs e todos os Ramos e, acima de tudo, por todos os trabalhadores e trabalhadoras em seus locais de trabalho,” conclui Júlia Nogueira.

 

Clique sobre a imagem e assista o vídeo

 

A publicação, que também foi distribuída durante o evento de lançamento da campanha, traz uma linha editorial plural que vai desde a divulgação de lideranças históricas até temas atuais, como a entrevista feita com o goleiro Aranha, do Santos Futebol Clube, que recentemente foi vítima de racismo durante uma partida de futebol. A revista surge com a proposta de ser um instrumento de formação e reflexão para o trabalho desenvolvimento de combate à discriminação e ao racismo. O projeto da revista contou com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES).

 

Um período de lutas e avanço

 

A CNTSS/CUT tem aprofundado o debate e potencializado suas ações de combate ao preconceito e ao racismo. Em virtude deste acúmulo de ações neste sentido, foi criada durante o 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT, realizado em maio de 2013, a Secretaria de Combate ao Racismo da Confederação, pasta que está sob a coordenação de Robson de Góes.  Este foi um momento de grande significado para a organização das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo da Seguridade Social.

 

Desde sua criação, a secretaria tem dados passos importantes para sua organização e ampliação do debate junto ao Ramo. “Além de apoiar esta importante campanha da CUT Nacional, a Confederação tem atuado mais intensamente na comissão que discute a saúde da população negra, do Ministério da Saúde.

 

Recentemente a CNTSS/CUT passou a fazer parte da direção do INSPIR - Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial. A escolha da nova direção aconteceu em 11 de novembro, durante seminário realizado na cidade de São Paulo. 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]