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Dirigentes da CNTSS/CUT se reúnem com diretor do INSS para cobrar Turno Estendido

19/11/2014

Representantes dos trabalhadores cobram maior participação dos servidores na definição de indicadores nas Agências da Previdência Social em todo o país

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

Garantir melhores condições de trabalho para os servidores da APS – Agência da Previdência Social de Anápolis, Goiás, foi um dos motivos da reunião realizada na quinta-feira, 13/11, envolvendo dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Representando a Confederação estiveram presentes o presidente da entidade, Sandro Cezar, e a secretária de Comunicação e dirigente do Sintfesp GO/TO, Terezinha de Jesus Aguiar, que foram recebidos por José Nunes Filho, diretor de gestão de pessoas do INSS.

 

Os dirigentes da Confederação questionaram a retirada do Turno Estendido na APS Anápolis. No caso específico desta unidade, que desde 2012 exercia o atendimento em regime especial ininterrupto de dois turnos de seis horas, ocorreu o retorno ao modelo antigo de atendimento, de oito horas diárias, por não ter sido possível cumprir os indicadores estabelecidos pela Diretoria do INSS. Na ocasião, foi entregue ao diretor da INSS um ofício onde eram apresentados os números de atendimento na unidade e demonstradas as dificuldades que impediram o alcance da meta.

 

A secretária de comunicação da Confederação informou que foi entregue um relatório reiterando as reivindicações dos Trabalhadores aos dirigentes do INSS. “Cobramos da diretoria do Instituto a reversão da portaria 192/2014 com o restabelecimento do Turno Entendido. Também pedimos a revisão das metas do atual Plano de Ação para que sejas adequadas à realidade da unidade, além da reposição de quadros que estão em aberto há algum tempo na APS Anápolis,” destaca Terezinha Aguiar.

 

O presidente da Confederação, Sandro Cezar, fez questão de lembrar que este problema observado em Anápolis se reproduz em muitas outras unidades do país. “É preciso que o INSS repense os critérios para o estabelecimento das metas e que, principalmente, envolva e escute os trabalhadores, pois são eles que cotidianamente colocam em prática esta política. Temos que estar atentos às necessidades dos servidores e entender que é preciso garantir a qualidade no atendimento dos usuários do sistema. O diretor do INSS informou que antes do final do ano nos dará o retorno sobre as reivindicações apresentadas,” conclui.

 

O texto entregue ao diretor do INSS pondera que é preciso existir uma participação ampla dos trabalhadores na discussão deste processo e na aprovação de indicadores. Está é uma queixa comum aos trabalhadores do sistema que apontam também a falta de estrutura e de recursos humanos nas unidades, o que impende, segundo estes profissionais, que as metas possam ser alcançadas.

 

Dados de relatório entregue ao INSS apontam um aumento substancial no número de atendimentos prestados na APS Anápolis. Indicadores demonstram que em 2010 foram efetuados cerca de 34,9 mil atendimentos e que em 2014, até o mês de outubro, o número era de aproximadamente 52,3 mil. Foram mais de 239 mil atendimentos realizados nos últimos quatro anos. Um aumento conseguido no atendimento na ordem de 51% mesmo com a diminuição do quadro de funcionários, que no mesmo período houve uma diminuição da força de trabalho na ordem de 36%.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

 

 

 

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