Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CUT ESTADUAL DENUNCIA O GRAVE PROBLEMA DE DESABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO METROPOLITANA

CUT Estadual denuncia o grave problema de desabastecimento de água na região metropolitana

13/06/2014

A CNTSS/CUT esteve presente, por meio do diretor Executivo Benedito Augusto, representando os trabalhadores da Seguridade Social

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT com dados SECOM CUT São Paulo

 

Na data em que o mundo comemorava o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a CUT São Paulo promovia um Ato para denunciar o grave problema de falta de água que a região metropolitana vivi já há algum tempo por conta do desabastecimento no Sistema Cantareira. Os movimentos sociais, estudantil e sindical que participaram da manifestação cobraram do governo do Estado medidas eficazes para resolver este problema ao mesmo em tempo que destacaram a irresponsabilidade da adminstração Alckmin em permitir que esta situação chegasse a este ponto tão crítico nunca antes presenciado na história do sistema Cantareira.

 

A concentração para o ato teve início às 9h00 na Praça Victor Civita. Em seguida os trabalhadores, autoridades e representantes dos movimentos sociais, de meio ambiente e estudantil partiram em passeata até a sede da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O ato contou com a participação de mais de mil manifestantes. Durante todo o percurso lideranças dos movimentos sociais e de meio ambiente se manifestaram no carro de som cobrando explicações e soluções do governo estadual. A CNTSS/CUT esteve presente, por meio do diretor Executivo Benedito Augusto, representando os trabalhadores da Seguridade Social.

 

Os manifestantes tinham o interesse de entregar um documento ao secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, mas não houve a possibilidade em virtude da recusa do governo do Estado, que preferiu agendar uma reunião para o próximo dia 02 de julho. As lideranças deixam muito claro em suas falas de que a tendência é que esta situação venha a piorar antes do final do ano, pois não há previsão de chuvas suficientes para diminuir este problema.

 

Para o presidente da CUSP, Adi dos Santos Lima, o governo do estado tem demonstrado total desrespeito à população, técnicos da área de recursos hídricos e as lideranças sociais e de meio ambiente que há muito tempo já alertavam para esta  situação. Em matéria publicada no site da CUT SP, Adi aponta a preocupação que “com a falta de abastecimento nas empresas, pois várias já estão dando licença remunerada aos funcionários  porque a contratação de caminhões-pipa para a produção é onerosa, ocorra demissões. A crise pode também causar fuga de indústrias e, o que é pior, desemprego. Em vez de investir em tecnologia e nos seus próprios funcionários, o governador Alckmin prefere entregar para a iniciativa privada aquilo que é de sua responsabilidade”.

 

Durante sua fala, o presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, também mostrou que o Estado de São Paulo corre um grande risco de perder seu potencial de desenvolvimento industrial por conta desta crise, o que geraria desemprego aos trabalhadores. “São Paulo vai parar de se desenvolver. Não há crescimento industrial e produtivo se não tem água. E sem crescimento não existe trabalho. Estamos presenciando o sucateamento do desenvolvido que tivemos em nosso Estado. Já fomos chamados de “locomotiva” do país, hoje somos a vergonha. Nossa economia esta sucateada e estagnada,” destaca a liderança cutista.

 

Clique sobre a imagem e assista a fala de Vagner Freitas

 

O ato público foi realizado numa parceria entre a CUT e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, União Nacional dos Estudantes (UNE), Marcha Mundial de Mulheres e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre outras entidades. A batucada Carlos Marighella, conduzida por jovens do Levante, marcou a percussão e as ruas foram tomadas pelo vermelho das bandeiras e o verde e amarelo nas camisetas da CUT São Paulo em alusão à Copa. 

 

Para entender melhor a crise e os agravantes que ela traz, a CUT Estadual publicou um informativo para explicar toda esta situação e demonstrar o prejuízo que nosso Estado vem somando por conta desta desastrosa forma de governar apresentada por Geraldo Alckimin.

 

Clique aqui e veja o Informativo produzido:

 

 

Leia também:

 

Falta de água é o “choque de gestão” do PSDB em São Paulo

 

Governo Alckmin é investigado por racionamento clandestino de água

 

 

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT com informações SECOM CUT São Paulo

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]