CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SERGS CONQUISTA REAJUSTE DIFERENCIADO A ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS DA UNIMED PORTO ALEGRE
30/01/2014
Nesta semana, o Sergs conclui com êxito a negociação coletiva de 2013 com a Unimed Porto Alegre. Todos (as) os (as) enfermeiros (as) terão seus salários reajustados em 8,10% que incidirá sobre os salários-base de 30 de abril de 2013.
No mesmo acordo, ficou acertado que haverá compensação ou dedução do reajuste espontâneo já concedido a enfermeiros assistenciais no percentual de 7,16%, também incidente sobre os salários de 30 de abril do ano passado. Aos enfermeiros com responsabilidade técnica perante o Coren/RS, o adicional correspondente foi atualizado para R$ 1.008,57, quando da jornada contratada de 180 horas.
Ficou ajustado ainda que, para o próximo acordo coletivo (2014), será inserida cláusula que contemple a possibilidade de eleição de um delegado sindical eleito pelos (as) enfermeiros (as), com estabilidade provisória durante, no mínimo, o período do mandato.
Mas o grande avanço desta negociação foi a conquista de reajuste salarial concedido aos enfermeiros assistenciais, retroativo a 1º de novembro de 2013, observado em cada caso o percentual necessário, com a finalidade de garantir que todos(as) tenham salários básicos não inferiores ao valor de R$ 2.882,91, considerando a carga horária de 180 horas.
“A negociação foi longa e complexa, visto que a Unimed Porto Alegre tem enfermeiros atuando em diversas áreas de negócios, da administrativa à assistencial, com faixas salariais distintas dentro da mesma empresa. O que comemoramos com mais ênfase é o reajuste diferenciado para os(as) enfermeiros(as) que atuam na área assistencial, já que eram estes os que tinham os menores salários.”, comenta o vice-presidente do Sergs, Daniel Souza.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)
Conteúdo Relacionado