CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDPREV/BA REALIZA PARALISAÇÃO NO HOSPITAL MANOEL VICTORINO
14/01/2014
Direção do Sindprev BA mobilizou os servidores do Hospital Manoel Victorino (HMV), em Nazaré, para nova paralisação. O ato aconteceu na segunda-feira, 13/01, e foi motivado por conta do processo de privatização da unidade, que já estava em curso. Os diretores do Sindicato também aproveitaram a oportunidade e passaram os informes para os trabalhadores da última reunião com o representante da Secretaria de Saúde e o diretor do HMV, realizada em 10 de janeiro.
O ato em defesa dos servidores e da saúde pública de qualidade do estado da Bahia teve como principal objetivo chamar à atenção da população e do poder público para reafirmar que os servidores e as entidades representativas dos trabalhadores – Sindprev/BA, CNTSS/CUT e CUT, não concordam com a terceirização da saúde pública, pois o SUS é uma política de estado e não de governo. A mobilização parou o trânsito para chamar à atenção de que esse projeto de terceirização não serve para população.
Afinal, a quem realmente interessa privatizar? Somente ao governo. O Sindprev/BA tomou então esse desafio para garantir o funcionamento pleno do HMV como era antigamente, com um bom atendimento, com equipamentos funcionando e com trabalhadores satisfeitos.
A precariedade e esvaziamento que se encontra hoje o HMV parecem para muitos servidores uma situação forçada e intencional para intimidar os trabalhadores a assinar a RDV – por pressão, embora o desejo dos servidores não seja a privatização. De acordo com a enfermeira Andrea Soares, a maioria dos técnicos está trabalhando sem nenhum tipo de contrato, além de existir apenas duas enfermeiras para todas as enfermarias. “É necessário mais assistência e uma melhor estrutura para se trabalhar”, afirmou Andrea.
Já existe, inclusive, uma ação no Ministério Público Federal e no Ministério Público Estadual para barrar esse projeto de privatização, conforme afirmou Valdemir Medeiros durante o ato. O momento é de luta e união da categoria.
Uma nova reunião no HMV, com a comissão representativa e os representantes da Secretaria de Saúde, acontecerá nesta terça-feira, 14/01, para continuar o diálogo contra o processo de terceirização e para que os servidores não assinem a RDV por pressão.
ASCOM Sindprev/BA - Priscila Teixeira
Conteúdo Relacionado