CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINTFESP-GO/TO REFORÇA NECESSIDADE DE MUDANÇAS NA GESTÃO DO INSS
10/01/2014
Foi veiculada na quarta-feira, 08 de janeiro, na 2ª edição do Jornal Anhanguera, a reportagem “Doentes aguardam mais de um mês por perícia no INSS”, que trata do drama dos pacientes que precisam passar por perícias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que, principalmente por falta de pessoal, esperam mais de um mês para fazer o exame sem receber o benefício, o que muitas vezes compromete o sustento da família.
Segundo o gerente executivo do órgão em Goiânia, Ailto Batista Machado, as seis agências da capital fazem, hoje, cerca de 350 perícias por dia e a espera por agendamento é de até 35 dias nesta época do ano, em decorrência das férias de muitos peritos. Machado ressaltou que o órgão está disposto a deslocar temporariamente alguns funcionários do interior, onde há perícia de um ou dois dias, para a capital para que eles ajudem nessas agências onde a demanda está com período alongado para mais de 25 dias.
Clique aqui e confira a reportagem
O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP-GO/TO) já vem discutindo a problemática com a direção do INSS regional e nacional há algum tempo. Para a diretora de assuntos jurídicos da entidade, Terezinha de Jesus Aguiar, o órgão deve tomar medidas definitivas e não temporárias. Além da realização de concursos públicos para a contratação de pessoal, a melhoria das condições de trabalho e a reestruturação da Carreira, o INSS também precisa aperfeiçoar seu atual sistema de informática e modelo de gestão.
Segundo ela, a falta de diálogo e articulação entre o médico assistente e o perito, por exemplo, acaba burocratizando ainda mais a concessão do benefício. “Humanizar a perícia do INSS com a inserção de uma equipe multiprofissional, inclusive assistentes sociais, para atuar diretamente com os beneficiários poderia contribuir na resolução deste problema.”.
Ascom SINTFESP-GO/TO
Conteúdo Relacionado