Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > AGENDA PREPARATÓRIA PARA III CONAPIR ENTRA NA FASE DE CONFERÊNCIAS ESTADUAIS EM AGOSTO

Agenda preparatória para III CONAPIR entra na fase de Conferências Estaduais em agosto

20/08/2013

Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e representante da direção da CNTSS/CUT, Maria Júlia Nogueira, os debates têm consolidado propostas importantes da classe trabalhadora

Escrito por: Assessoria CNTSS/CUT

 

 

Clique sobre a imagem e assista a entrevista

 

A CUT – Central Única dos Trabalhadores, por meio de sua Secretária Nacional de Combate ao Racismo, vem realizando um amplo debate preparatório para o III – CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Marcada para ocorrer ente os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília, a Conferência terá como tema central “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo”.

 

A Central vem debatendo nos seus vários segmentos profissionais com a finalidade de aprofundar as discussões sobre o tema da Conferência e para elaboração de propostas a serem apresentadas pelos trabalhadores. Assim, em 22 e 23 de julho, em Brasília, foi feito um Seminário Nacional envolvendo as CUTs Estaduais visando a preparação para as conferências estaduais.

 

De acordo com a secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e representante da direção da CNTSS/CUT, Maria Júlia Nogueira, os encontros agendados pela CUT têm resultado em debates ricos sobre o tema. “É possível verificar que o país teve avanços importantes na questão do combate ao racismo nesta última década. Podemos apresentar a criação da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, a inclusão do ensino da história africana nas escolas e as cotas nas universidades. Mas precisamos avançar ainda mais para superar o abismo social e racial existente no país,” afirma a secretária.

 

Em entrevista concedida recentemente ao site da CUT, Maria Júlia Nogueira destaca que “no mercado de trabalho vemos uma grande diferença salarial. Ainda não conquistamos a isonomia entre trabalhadores/as negros/as e não negros/as que desempenham a mesma função e possuem as mesmas atribuições. A participação de negros (as) no sistema bancário ainda é muito pequena, assim como nos cargos de direção das empresas. Quando você pretere um trabalhador por conta da sua cor da pele isso se constitui uma discriminação. Portanto, é uma série de questões que precisam avançar na luta contra o preconceito e a desigualdade racial.”

 

O trabalho realizado neste período pela Secretaria Cutista teve como destaque a discussão voltada ao Estatuto da Igualdade Racial sancionado em 2010, mas que vários de seus artigos ainda necessitam ser regulamentados. As Conferências Estaduais tiveram início em 7 de agosto e prosseguem até 31 do mesmo mês. 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa - CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]